Gabriel Santana, do Centro de Memória
Com apenas um ano de fundação o Santos fez a sua primeira participação no Campeonato Paulista. Na época, para novos clubes ingressarem no Estadual era realizada uma seletiva. O time da Vila não precisou passar por essa barragem devido à boa reputação de outro clube santista, o SC Americano, que já havia sido campeão paulista em 1912 e seria também o campeão de 1913.
E no dia 22 de junho de 1913 o Alvinegro obteve seu primeiro triunfo na história do Campeonato Paulista ao golear o Corinthians por 6 a 3. A partida, que também representou o primeiro clássico entre os dois alvinegros, foi realizada no estádio Parque da Antártica Paulista.
No dia primeiro de junho o Peixe já havia estreado na competição, e foi derrotado pelo Germânia. Para a partida seguinte, contra o Corinthians, Urbano Caldeira, que jogava e era o coordenador técnico da equipe, realizou mudanças que deram bons resultados.
O goleiro francês Fauvel, o defensor Geraule e Raymundo Marques, um dos principais responsáveis pela fundação do Santos, foram sacados do time titular. A escalação santista para aquele que seria ao primeiro clássico alvinegro ficou assim: Durval Damasceno; Sidney Simonsen e Arantes; José Pereira da Silva, Ambrósio Silva e Ricardo Pinto de Oliveira; Adolpho Millon, Nilo, Urbano Caldeira, Arnaldo Silveira e Harold Cross.
Desde o inicio do jogo o Santos dominou seu adversário. Como o Peixe havia estreado mal, a equipe local não esperava muita resistência do time santista, mas acabou sendo surpreendida.
Adolpho Millon e Arnaldo Silvera foram os destaques da partida. Cada um marcou dois gols, além de criarem jogadas que despertaram a atenção da imprensa paulistana. No ano seguinte, 1914, os dois estariam na primeira conquista da Seleção Brasileira, a Copa Roca, na Argentina.
Ricardo Pinto de Oliveira, um dos atletas que havia ganhado uma chance na equipe titular, aproveitou bem a oportunidade, e também deixou a sua marca. O meio-campista Ambrósio marcou o outro tento do Peixe, completando os seis gols marcados pelo Santos na partida.
O “match” terminou 6 a 3, e o time da cidade de Santos surpreendeu a todos com o bom futebol apresentado. Urbano Caldeira ficou muito satisfeito com o desempenho da equipe e atribuiu a vitória às mudanças feitas em relação à partida anterior e aos fortes treinamentos realizados antes do jogo.
O próprio Urbano fez um relato sobre a partida, demonstrando todo seu entusiasmo, e terminou com uma frase escrita por um jornal da capital: “A segurança do páreo e o esplendido jogo de combinação desenvolvido pela rapaziada santista na partida pôde ser visto desde o inicio do jogo.”
Em seu relatório sobre a partida, guardado com carinho no arquivo histórico do Santos, Urbano exalta o jogo de conjunto, objetivo, com passes curtos, antevendo o estilo ofensivo que marcaria a trajetória do Alvinegro Praiano.