Pioneiro na preservação da história, Santos FC atualiza registros do Futebol Feminino

[:pb]Antes do início da temporada 2022, as Sereias da Vila tiveram seus números atualizados pelo Centro de Memória do Santos FC, pioneiro em preservação na história do futebol. Antes pouco divulgado, o futebol feminino nunca teve seus registros oficiais publicados ou números gerais e estatísticas contabilizados. O trabalho de busca por informações do início das Sereias da Vila é um grande processo e, a cada dia, novos dados são coletados para engrandecer ainda mais o acervo do Clube.

Nos últimos meses, foram encontradas novas fichas de partidas dos primórdios do projeto do Santos FC na modalidade, que serão acrescentadas ao histórico de jogos, alterando as estatísticas de confrontos e de algumas atletas. Como a busca por novas informações é incessante, os dados ainda podem sofrer pequenas correções no futuro.

A maior artilheira da história das Sereias da Vila, Ketlen, segue disparada na liderança dos registros, agora com 162 tentos anotados em toda sua história com a camisa do Alvinegro Praiano. Outra Menina da Vila, a camisa 10, Thaisinha, também integrante do atual elenco, passa a figurar no top-10 artilheiras, agora com 49 gols contabilizados.

Ketlen comemorou a iniciativa do Santos FC e destacou a importância desses jogos e gols no início de sua carreira profissional. “Estou muito feliz por poder aumentar meu número de gols, a minha marca no Santos FC. Foram gols muito importantes na minha carreira, foi lá no início, onde tudo começou para mim. Novinha, eu disputava alguns campeonatos com o profissional e já pude marcar esses gols. Fico feliz de poder adicioná-los na conta, aumentando meu número, para cada vez mais poder marcar a história do Santos e bater recordes aqui”, disse a camisa 7 das Sereias da Vila.

Os critérios utilizados para considerar as partidas oficiais, foram os mesmos utilizados no futebol masculino. Campeonatos como o Brasileiro e o Paulista da LINAF (Liga Nacional de Futebol), antecessores às competições organizadas por CBF e FPF, agora também fazem parte dos registros.

Ídolos nas Sereias da Vila, Ketlen, Erikinha, Thaisinha e Aline Xavi foram algumas jogadoras que tiveram seus números atualizados (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

“Esse trabalho também valoriza outras atletas, jogadoras que subiram nessa lista e em que eu me inspirava muito quando iniciei no Santos, como a Pikena, nossa eterna camisa 7. Ela sempre foi minha inspiração quando cheguei ao Clube e fico muito feliz por ela ser lembrada na história do Santos como uma das pioneiras, que conquistou vários títulos e marcou muitos gols com a camisa do Santos”, comemorou Ketlen, relembrando um de seus ídolos no Peixe.

Do atual elenco, Ketlen, Thaisinha e Erikinha, além da coordenadora de futebol, Aline Xavi, ganharão uma nova contagem de números de jogos e gols. As artilheiras Cristiane e Sole Jaimes, por exemplo, não tiveram seus números alterados, já que os jogos encontrados são de um período em que as duas atletas ainda não estavam no Santos FC. Em breve, também serão divulgados os números de partidas de todas as atletas que iniciaram o projeto do futebol feminino com o Santos FC.

Com a nova contagem, este é o ranking de maiores artilheiras da história das Sereias da Vila:

1 – Ketlen – 162 gols
2 – Suzana – 70 gols
3 – Pikena – 69 gols
4 – Maurine – 65 gols
5 – Karen Peliçari – 64 gols
6 – Cristiane – 62 gols
7 – Sole Jaimes – 62 gols
8 – Dani Silva – 50 gols
9 – Thaisinha – 49 gols
10 – Érika – 48 gols

Agradecimento

Walmir Gonçalves, santista fanático e membro da Assophis (Associação dos pesquisadores e historiadores do Santos FC), foi um grande colaborar nesse novo levantamento. Ele acompanha o futebol feminino desde os seus primórdios, e suas anotações foram fundamentais para esse resgate.

(Texto: Tiago Maestre, com colaboração de Gabriel Santana, supervisão de Fábio Maradei (Gerente de Comunicação) e Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)[:]

Pular para o conteúdo