Perfil Campeão! Conheça os números e carreira do técnico Caio Couto

Perfil Campeão! Conheça os números e carreira do técnico Caio Couto

(fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / texto: Fabiano Farah)

O técnico Caio Couto chegou ao Santos FC em 2015. Ele teve a missão, juntamente com a direção alvinegra, de remontar o departamento feminino que estava fora de atividade desde 2011. Caio não exitou e logo foi dando forma a uma categoria que rende bons frutos ao clube. “ Aceitei este desafio pois sabia que poderíamos crescer. Que a modalidade cresceria já que o Santos FC sempre foi referência no futebol feminino.”, declarou.

Caio Couto Gonçalves tem 41 anos. Natural do Rio de Janeiro é formado em Educação Física pela Universidade da Cidade – MBA e tem Gestão Esportiva na FGV (Fundação Getúlio Vargas). Caio é Formado como Técnico na ABTF (Associação Brasileira Treinadores de Futebol). Como atleta atuou na base do Flamengo até o Sub-17. Teve uma uma rápida passagem São Cristóvão-RJ e logo foi transferido para o Botafogo, para jogar pelo Sub-20. Ainda nesta categoria para o Fluminense, clube em que se profissionalizou atuando pela Desportiva-ES e Anapolina- GO. Como atleta os principais títulos foram o campeonato estadual Sub-13 e 17 pelo Flamengo e o vice campeonato Sub-20 pelo Botafogo.

Como treinador comandou o América- RJ (auxiliar técnico profissional, Sub-15 e Sub-17), Tigres do Brasil- RJ (Sub-20), Botafogo de Futebol e Regatas (Sub-13), Fluminense Football Club (Sub-13, 15 e 17), Seleção Brasileira Feminina (Sub-20), Vitória- PE (profissional masculino e feminino), Quissamã-RJ (profissional), Bonsucesso-RJ (profissional) e Santos FC (profissional feminino desde 2015). Siga a entrevista com o técnico Caio Couto

FALA, PROFESSOR!

QUAL A IMPORTÂNCIA DESTE TÍTULO BRASILEIRO DEPOIS DA RETOMADA DO FUTEBOL FEMININO?

” Para o Santos FC foi de fundamental importância essa conquista do Campeonato Brasileiro de 2017. O futebol feminino vem ganhando relevância na mídia, com grande incentivo das principais entidades do futebol mundial e o Santos FC desde sua volta com a modalidade em abril de 2015 tem como missão ser referência no Brasil quando se trata de futebol feminino”.

O PROJETO FUTEBOL FEMININO NO ANTOS FC SERVE DE EXEMPLO PARA DEMAIS EQUIPES?

“Temos a certeza que com essa conquista dentro das 4 linhas nosso projeto ganhou maior visibilidade perante a mídia, torcida e todos os que acompanham a modalidade e assim tudo que também acontece em nosso projeto nos bastidores passou a ser de conhecimento de todos”

O QUE VOCÊ PODE FALAR SOBRE A CAMPANHA NO BRASILEIRÃO?

“A campanha foi fantástica. Em um campeonato com tamanho equilíbrio técnico, conseguimos 16 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas em 20 jogos (nas fases finais da competição 5 vitórias e 1 empate). Nossa equipe foi sempre consistente, colocando em prática nosso modelo de jogo propondo nosso estilo a todo momento.”.

COMO SERVIR DE MODELO APÓS A CONQUISTA?

” O título faz com que o Santos passe a ser um projeto que sirva como modelo a ser seguido no futebol feminino do Brasil. Somos pioneiros em profissionalizar o futebol feminino de nosso país, e damos toda a infraestrutura e benefícios para que as atletas atuem em alto nível e possam se dedicar integralmente ao futebol. Cremos que os investimentos aumentarão. Nossa categoria de base está em vias de sair do papel e seguimos buscando um patrocinador máster para a equipe.”.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO SANTOS FC PARA A MODALIDADE?

“Claro que a lei está sendo muito importante para a modalidade. Todavia, o Santos FC, desde sua volta em 2015 encara a modalidade profissionalmente independente da lei. Temos a certeza que o futebol feminino no Brasil e no mundo é um caminho sem volta, rumo a dias melhores.”.

O QUE O CAIO COUTO PODE FALAR SOBRE O NOVO CALENDÁRIO DO FUTEBOL FEMININO EM 2017?

“Foi a primeira vez no Brasil tivemos um campeonato em nível nacional, e não um torneio como era disputado nos anos anteriores com pouquíssimos jogos. Equipes qualificadas tecnicamente, jogos de bom nível técnico, físico e tático. Somente assim as atletas evoluirão e estarão em um nível melhor para as competições internacionais. Gostei do modelo adotado, entretanto se pudermos ter uma fórmula aumentando-se o número de jogos creio que será benéfico para todos.”.

O QUE O SANTOS FC PRETENDE DE AGORA EM DIANTE NO FEMININO?

“O objetivo do Santos FC é manter seu elenco e pontualmente trazer atletas para as posições que entendemos que precisamos fortalecer.”.

ATUALMENTE O SANTOS FC TEM A EQUIPE MAIS QUALIFICADA DO BRASIL?

” Na grande maioria equipes qualificadas. Devo salientar a qualidade do grupo do Santos FC em que das 8 equipes 6 lutaram até a última rodada pela classificação. Além disso a equipe rebaixada do nosso grupo estruturada taticamente nos deu muito trabalho nas duas partidas.”.

DEPOIS DO BRASILEIRO TEM O PAULISTA EM DISPUTA. A PEGADA SERÁ A MESMA?

“Desde o início dos nossos trabalhos em janeiro sempre tivemos como objetivo a conquista do campeonato, face acreditarmos em nosso projeto, modelo de jogo e qualidade técnica de nossas atletas. Apesar disso sabemos que existem diversos trabalhos qualificados no país e diversas equipes poderiam ter conquistado, tais como: Corinthians, Iranduba, Rio Preto, Flamengo, Kinderman, Ferroviária, São José, Audax, Sport e Foz Cataratas.”.

O QUE O TÉCNICO CAIO COUTO PODE DESTACAR DO FUTEBOL FEMININO ATUALMENTE?

“Alguns pontos importantes em 4 aspectos do futebol feminino:
Aspecto Psicológico: equilíbrio emocional + objetivo traçado
Aspecto Tático: modelo bem definido e comprometimento
Aspecto Técnico: qualidade das atletas
Aspecto Físico: equipe preparada fisicamente.”.

O FUTEBOL FEMININO PASSA PARA UMA CATEGORIA ACIMA COM AS NOVAS REGRAS E COMPETIÇÕES?

“Com certeza teremos a massificação do esporte visto que diversas partidas foram transmitidas e em praças como Manaus e Santos o torcedor abraçou seus times. A cultura foi criada e o torcedor pode desfrutar de bons espetáculos.”.
VOCÊ SENTIU DIFERENÇA EM TRABALHAR COM AS MENINAS?

” Sou profissional do futebol. Minha trajetória me permitiu trabalhar no futebol masculino de base, profissional, futebol feminino seja em clubes ou seleção brasileira. Logo estou sempre apto para projetos interessantes independente do gênero.”.

O QUE ESPERAR DO BRASILEIRÃO DE 2018?

“A expectativa é a melhor possível. Tivemos um Campeonato Brasileiro interessante que serviu como ponto de partida para o crescimento da modalidade.”.

Caio Couto trabalha no Santos FC com o auxiliar técnico Julio Cesar Alves (ex-atleta profissional do próprio Peixe desde os 13 anos), Gláucio Carvalho (Preparador Físico), Izaque José Rodrigues (Preparador de goleiros do Santos FC e da Seleção Brasileira), Aline Xavi, (assistente Administrativa) e Rubens Quintas (Coordenador).

O atual elenco conta com 35 atletas e muitas delas servem as seleções brasileiras de base (Malu na Sub-17 e Angelina na Sub-20) e profissional (Dani Neuhaus, Maurine e Maria). “ Nossa intensão é qualificar ainda mais nosso grupo para que todas possam atingir esta tão sonhada visibilidade de seleção brasileira. Indo bem no Santos Fc a CBF estará de olho.”, finalizou.

CONHEÇA CARREIRA DE CAIO COUTO

Títulos como Técnico
2006
| Vice-Campeão Estadual /Sub 13
2007
| Vice-Campeão Estadual /Sub 13
2008
| Campeão / Sub 13 – 1º Turno Estadual – Invicto
| Campeão Estadual /Sub 15
2009
| Campeão / Sub 15 – Copa da Amizade: Brasil x Japão /Invicto
| Vice-Campeão Brasileiro / Sub 15 – Copa Votorantim/SP
2010
| Campeão Estadual /Sub 15
| Vice-Campeão /Sub 15 – Copa Nike
| Vice-Campeão /Sub 15 – Copa Brasil – Londrina/PR 2010
2011
| Campeão 2 º Taça do Interior Paulista – Cerquilho 2011/Invicto – Sub 15
| Campeão 1º Turno Torneio Guilherme Embrey – Sub 17
| Vice-Campeão Brasileiro – Copa Votorantim/SP – Sub 15
| Campeão Taça Rio Sub 17
| Campeão Torneio Guilherme Embrey Sub 16
| Campeão Estadual Sub 17
2012
| Campeão Sul Americano Sub 20 Feminino
| Campeão Pernambucano Invicto
2016
Vice campeão Paulista Feminino
2017
Campeão Brasileiro Feminino
Pelo Santos FC
TÉCNICO CAIO COUTO
TEMPORADAS 2015/2016 E 2017
Campeonatos Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil

81 JOGOS
54 VITÓRIAS
14 EMPATES
12 DERROTAS
GOLS MARCADOS – 219
GOLS SOFRIDOS – 59
179 PONTOS CONQUISTADOS DE 246 DISPUTADOS
78% DE APROVEITAMENTO