Quando o senhor Pedro Burati de Oliveira nasceu, a Vila Belmiro ainda não tinha dois anos de vida. Mas sua família não morava perto do estádio. Pedro é um desses milhões de santistas espalhados pelo mundo que acompanham a trajetória do Alvinegro Praiano de longe, com um amor misturado com imaginação e sonho. Mais do que todos esses santistas próximos ou distantes, porém, o senhor Pedro é um centenário, um homem que completou 100 anos bem vividos no mês de agosto passado.
A festa foi realizada no dia 25 de agosto, em sua cidade, a Estância Turística de Santa Fé do Sul, na Noroeste Paulista, a 80 quilômetros de Ilha Solteira, perto do limite com Mato Grosso. Amigos de todas as datas compareceram e um deles, Milton Barbieri, tratou de conseguir mensagens gravadas de santistas importantes, como Giovanni, Carlos Sanchez, Rodolfo Rodriguez, Dodô, Rodrygo e Lima, entre outros.
Homem discreto e cordial, santista com muitas histórias, assim como seu filho Eudenis de Oliveira Martins, sócio do Santos como ele, Pedro viveu um momento único de alegria e reconhecimento na celebração de seu invejável aniversário de três dígitos. O homem que atravessou, ou melhor, atravessa o tempo com dignidade, representa um paradigma para a própria história do Santos, às vezes sujeita a intempéries, mas que sempre chega a um final feliz.