Nicolas Godoi, do Memorial das Conquistas
No dia 15 de Maio de 2011, um domingo, o Santos vencia o Corinthians na Vila Belmiro, e consagrava-se campeão paulista pela 19ª vez em sua história.
O começo da campanha foi um pouco conturbado, com o Peixe trocando de técnico três vezes, o que atrapalhou um pouco o desempenho da equipe. Apesar de todos os obstáculos, o time conseguiu a classificação para a fase de mata-mata. Foram 11 vitórias na fase classificatória e o quarto lugar na tabela.
Nas quartas, o Peixe recebeu a Ponte Preta, num confronto duro em plena Vila Belmiro. Com o jogo muito truncado, o Santos precisou contar com a genialidade de Neymar. Após um bate e rebate, a bola sobrou para Elano, que achou o Menino da Vila livre na entrada da área e, com chute forte, fez o único gol da partida. Foi o suficiente para se classificar para a próxima fase.
A semifinal ocorreu no Morumbi contra o São Paulo, equipe que havia sido eliminada pelo Santos um ano antes. O jogo ficou marcado pela sintonia dos Meninos da Vila. Aos 15 minutos, Ganso cruzou a bola com perfeição na cabeça de Elano, abrindo o placar para o time santista. O segundo gol veio dos pés de Neymar, que arrancou pelo meio da defesa são-paulina e tocou para Ganso marcar, garantindo a vitória alvinegra. O Peixe estava classificado para mais uma final.
A grande final era contra um velho rival, o Corinthians. Pela campanha, o Santos tinha o direito de decidir o segundo jogo em casa. O primeiro confronto ocorreu no Pacaembu. O Peixe jogou de forma mais defensiva e conseguiu segurar o empate por 0 a 0. O título seria decidido na Vila Belmiro.
O jogo da volta contou com 14.322 torcedores no Templo Sagrado. A torcida parece ter inspirado os jogadores santistas, que começaram o jogo criando diversas chances. E em uma dessas investidas, surgiu o primeiro gol aos 16 minutos. Zé Love, com um cruzamento rasteiro, achou Arouca sozinho dentro da área, que só teve o trabalho de encostar na bola e incendiar a Vila Belmiro. Vale ressaltar que foi o primeiro gol do volante pelo clube. Na semana do jogo, em uma entrevista, o camisa 5 profetizou ao dizer que sonhou que seu primeiro gol sairia em uma final, dito e feito.
O gol da confirmação do título saiu aos 38 minutos. A Vila estava tomada pela fumaça dos sinalizadores e uma chuva fina, elementos que engrandeceram ainda mais a conquista santista. Zé Love, em noite de garçom, achou mais uma bola perfeita, desta vez para Neymar, que batendo sem muita força, mas colocado, ainda contou com uma falha do goleiro corinthiano. Algumas vezes até os gênios precisam contar com a sorte. O Corinthians até descontou minutos depois com Moraes, mas não foi o suficiente para tirar o triunfo santista.
O ano de 2011, sem dúvidas, jamais sairá da memória do torcedor santista. Além da conquista do Campeonato Paulista em cima do rival, o Peixe, praticamente um mês depois, também ganhou a Libertadores da América, eternizando essa geração na história do clube.