Os estranhos números de Santos e CSA

Por Odir Cunha, do Centro de Memória
Estatísticas por Guilherme Guarche
O retrospecto dos confrontos entre Santos e CSA – que voltarão a se enfrentar neste domingo, às 16 horas, na Vila Belmiro – apresentam números inusitados. Para começar, nos cinco jogos já realizados só foram marcados quatro gols, menos de um por partida.
O Santos venceu dois jogos, empatou dois e perdeu um; marcou três gols e sofreu um. O mais curioso é que o único gol do time alagoano decretou a única derrota do Santos no confronto, e justamente na Vila Belmiro – derrota que eliminou o Alvinegro da Copa do Brasil de 2009, pois tinha empatado o primeiro jogo, em Maceió, por 0 a 0.
Na verdade o Santos estava mais concentrado na final do Campeonato Paulista, que decidiria com o Corinthians, mas perder em casa com um time que já contava com Neymar, Paulo Henrique Ganso, Kleber Pereira e Fábio Costa, entre outros, foi uma enorme decepção. O atacante Junior Amorim marcou aos sete minutos e depois o Santos tomou conta do jogo, perdeu uma enxurrada de gols, mas não conseguiu sequer o empate.
Assim, em três jogos pelo Campeonato Brasileiro o Santos venceu dois e empatou um, marcou três gols e não sofreu nenhum. Em compensação, nos dois jogos pela Copa do Brasil o Alvinegro empatou um, perdeu outro, não marcou nenhum gol e sofreu um.
Última vitória santista, há 44 anos
De 2009 para cá o Santos já enfrentou o CSA três vezes, mas não venceu nenhuma. Suas duas vitórias no confronto, ambas pelo Campeonato Brasileiro e na Vila Belmiro, ocorreram em 22 de maio de 1974, por 1 a 0, gol de Nelsi, e em 6 de setembro de 1975, por 2 a 0, gols de Clayton e Toinzinho.
Portanto, há 44 anos o torcedor santista não tem a alegria de comemorar um triunfo sobre o bravo Clube Atlético Alagoano. Também há 44 anos não há um gol santista neste confronto. No último jogo entre ambos, no primeiro turno deste Brasileiro, dia 5 de maio de 2019, em Maceió, os times empataram sem gols.
Na última vitória sobre o rival, em 1975, o Santos era treinado por Pepe e formou com Willians, Paulinho, Oberdan, Marçal e Fernando; Clodoaldo, Teodoro e Didi; Toinzinho, Clayton e Edu (depois Mazinho). Clayton marcou aos 25 minutos do primeiro tempo e Toinzinho aos 20 do segundo. A arbitragem foi de Neri José Proença e o público na Vila, 9.657 pessoas.
Assim, os artilheiros do Santos contra o CSA são apenas três, cada um com um gol: Nelsi, Clayton e Toinzinho.

Pular para o conteúdo