Os Arqueiros da Vila Belmiro

Os Arqueiros da Vila Belmiro

O dia 26 de abril é reservado no Brasil para celebrar o Dia do Goleiro. Aquele que é único dentro das quatros linhas. O único que tem a permissão de jogar com as mãos.

Nós, santistas, temos a honra de ter Gylmar dos Santos Neves como a nossa principal referência da posição. Ele é o único goleiro Tetracampeão Mundial. Bicampeão do Mundo com a Seleção Brasileira, em 1958 e 1962 e Bicampeão do Mundo com o Santos FC, em 1962 e 1963. Permaneceu na Vila Belmiro durante o período de 1962-1969, onde atuou em 331 partidas.

O uruguaio Rodolfo Rodriguez e o argentino Cejas, são outras duas grandes referências da camisa 1 santista. Os dois estão entre os melhores arqueiros da história de seus respectivos países. Rodolfo atuou em 255 jogos, entre 1984-1988 e Cejas, 253, entre 1970-1974. E o nosso primeiro guarda-meta, foi também um estrangeiro: Julien Fauvel! Um francês que defendeu sua nação na Primeira Guerra Mundial.

Agenor Gomes, mais conhecido como Manga, é o goleiro que mais envergou a camisa Alvinegra. Ao todo, foram 401 partidas disputadas, entre 1951-1960.

Manga foi Tricampeão Paulista!

Athié Jorge Coury, o grande presidente da nossa história, iniciou dentro do Santos FC como goleiro. Convocado diversas vezes para a Seleção Paulista, era um dos cotados para ser o goleiro titular da Copa do Mundo de 1930.

Lalá, Laércio e Cláudio Mauriz foram outros grandes arqueiros, entre as décadas de 50, 60 e 70, porém, nunca conseguiram engatar uma grande sequência de jogos, devido a alta qualidade da disputa pela posição.

Mesmo sendo conhecido pelo seu DNA ofensivo, o Santos FC sempre se destacou por ter grandes goleiros. Já neste século, Fábio Costa foi um dos protagonistas da grande conquista de 2002. Mauro, o goleiro do Octacampeonato. O jovem Rafael, que não se intimidou, assegurou a conquista do tão sonhado Tri da Libertadores. E os atuais goleiros do elenco, Vanderlei, Vladimir, João Paulo e John têm honrado a tradição. Vanderlei, inclusive, tem sido aclamado por grande parte dos torcedores e imprensa em geral, para disputar a próxima Copa do Mundo.

Saudamos e parabenizamos também as atuais goleiras do elenco das Sereias da Vila: Thaís Picarte, Paty, Nicole Ramos, Dani Neuhaus e Michelle.