O Santos FC na TV pela primeira vez!

O Santos FC na TV pela primeira vez!

Por Guilherme Guarche do Centro de Memória

No dia 18 de dezembro de 1955, um domingo ensolarado na Baixada Santista, o Santos jogava na Vila Belmiro e tinha o privilégio de ter uma partida transmitida na televisão pela primeira vez, ao vivo, no Estado de São Paulo.

O jogo terminou com uma vitória do Peixe diante da equipe da Sociedade Esportiva Palmeiras. A partida foi válida pelo Campeonato Paulista daquele ano e terminou com o Alvinegro Praiano como o grande campeão.

O placar apontou o Santos vencedor por 3 a 1 com gols de Del Vecchio (2) e Vasconcelos, e o time formou com: Barbosinha, Hélvio e Sarno; Zito, Formiga e Urubatão; Alfredinho, Álvaro, Del Vecchio, Vasconcelos e Tite. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

Esse jogo histórico para a televisão brasileira que ainda engatinhava no País, teve como narrador principal o conhecido Milton Peruzzi e a emissora que transmitiu o jogo foi a hoje extinta TV Tupi, na época a principal emissora de TV do Brasil.

Pelé e Gylmar ao lado de Peirão! (Foto/Divulgação)

 

Foi também num dia 18 de dezembro, só que no ano de 1930, que nasceu um dos maiores defensores do Santos Futebol Clube na imprensa brasileira, Peirão de Castro, que jamais deixou sob hipótese alguma de defender as cores do Alvinegro que tanto amava.

O saudoso radialista é reverenciado até hoje pela torcida do Peixe como um autêntico ídolo e ícone da radiodifusão da cidade de Santos e do Estado paulista.

Peirão de Castro faleceu no dia 5 de fevereiro de 1989, em pleno Carnaval. Ele estava no baile festivo no Salão do Clube Caiçara em Santos, quando teve um infarto fulminante e veio a óbito.