O Núcleo de Saúde e Performance do Santos FC realizou, na quarta-feira (27) e na quinta (28), um treinamento de Suporte Básico a Vida, na Vila Belmiro. O curso foi voltado a todos os colaboradores das áreas do administrativo, segurança, equipe médica, comissão técnica e staff.
Foram dois objetivos. A apresentação do Plano de Contingenciamento Médica do Clube, um instrumento que reúne direcionamentos e orientações a respeito de atividades que deverão ser realizadas pelos colaboradores e gestores diante de situações imprevisíveis na área da saúde e assim assegurar a devida atenção aos que trabalham na instituição.
O outro objetivo foi o Treinamento BLS. Trata-se de um curso teórico e prático para abordagem inicial a uma parada cardiorrespiratória, que incluem reconhecimento inicial do evento, correto manuseio do paciente, desfibrilador e demais manobras reanimação.
O palestrante foi o Dr. Gabriel Abdala, médico cardiologista responsável pela UTI da Santa Casa de Misericórdia de Santos.
“Esse é um momento muito importante para todos nós e faz parte da nossa programação na área. Segue uma normativa legal, onde o Clube tem que ter o Plano de Contingência Médica, um processo de aprendizado contínuo. Todos os anos fazemos atualizações para os profissionais do Clube. Assim, para que todo o conhecimento compartilhado seja abstraído de fato por eles“, afirmou Charles Costa, coordenador do Núcleo de Saúde e Performance do Clube.
Após os dois dias de curso, todos receberam um certificado BLS Basic Life Support.