Nova etapa do Santos do Mundo celebrará o continente asiático

Na nova etapa do Santos do Mundo, serão abordados os feitos santistas pelo continente asiático, além da relação da cidade de Santos com o Japão.

No dia 18 de junho de 1908, portanto há 115 anos, o navio Kasato Maru desembarcou no Porto de Santos as primeiras famílias vindas das terras nipônicas, e que se integrariam culturalmente, marcando para sempre a história da cidade e do país.

A primeira exibição de grande impacto do Alvinegro da Vila Belmiro em solo asiático, ocorreu em 1972. O Santos venceu a Seleção do Japão por 3 a 0, com gols de Pelé (2) e Jader e dava início à uma excursão que renderia ao Peixe o título da Fita Azul, ou a Taça dos invictos.

E essa grande exibição do time santista no continente asiático, proporcionou o maior público do Estádio Nacional de Tóquio. Ao todo, 53.516 pessoas estiverem presentes, para verem o príncipe (futuro imperador) do Japão, Akihito e a princesa Michiko quebrarem o protocolo e descer até o campo para saudar o time de branco e ao Rei do Futebol.

No ano de 1985, o Santos FC disputou e conquistou a Copa Kirin, diante da forte Seleção do Uruguai. A “Kirin Cup”, nome original da competição, é um tradicional torneio disputado no Japão, desde 1978. Em seus primeiros 10 anos, de 1978-1988, a disputa proporcionava duelos de clubes contra seleções.

Ao todo, o Peixe jogou na Ásia em 57 oportunidade. Venceu 44, empatou 10 e perdeu apenas três jogos. Foram 149 gols marcados pelos santistas contra apenas 47 sofridos.

Os conteúdos e curiosidades das partidas do Peixe na Ásia podem ser acessados no www.santosdomundo.com.br

Pular para o conteúdo