NOTA OFICIAL – Instalações das Categorias de Base do Santos FC

NOTA OFICIAL – Instalações das Categorias de Base do Santos FC

Visando prestar esclarecimentos à opinião pública, o Santos Futebol Clube traz um panorama completo sobre as condições que encontram-se as instalações de suas Categorias de Base, consideradas o maior celeiro de craques do mundo do futebol.

O Clube tem em média 36 atletas por Categoria, mas seu número absoluto varia dia a dia. A maioria dos seus atletas são moradores de Santos e da Baixada Santista, não necessitando de alojamento por parte do Clube. Ainda assim, o atleta que por ventura necessite de alojamento, fica instalado no próprio estádio Urbano Caldeira (categorias Sub-15 e Sub-17) ou na Casa Meninos da Vila (Sub-20), imóvel próprio localizado no bairro da Vila Belmiro mantido pelo Clube em atenção às nossas promessas. Não há alojamento no CT Meninos da Vila.

O alojamento da Vila Belmiro consta do projeto técnico de prevenção e combate à incêndios do estádio, devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros, com seu Auto de Vistoria (AVCB) válido até 30 de outubro de 2020. As instalações são de alvenaria, e contam com sistemas de detecção e combate à incêndios (detector de fumaça, alarme de incêndio, rede de hidrantes, iluminação de emergência, sinalização dos equipamentos e de rota de fuga, e CMAR – Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento).

A Casa Meninos da Vila encontra-se também regularizada junto ao Corpo de Bombeiros, com seu Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) válido até 28 de março de 2022. As instalações são de alvenaria, e contam com sistemas apropriados de acordo com a categoria de ocupação (extintores portáteis, iluminação de emergência, sinalização dos equipamentos e de rotas de fuga, e CMAR – Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento).

O CT Rei Pelé, por sua vez, encontra-se com seu Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) devidamente aprovado, com validade para 24 de julho de 2022. No CT Meninos da Vila não há dependências de natureza de alojamento, porém, também conta com Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) válido até 7 de junho de 2021.

Todas as instalações foram rigorosamente vistoriadas por engenheiro civil e de segurança do trabalho. Em função da trágica ocorrência no Ninho do Urubu, ocorrida em fevereiro de 2019, as inspeções foram intensificadas, visando garantir total segurança de nossas promessas.

Em anexo, documentos pertinentes.

AVCB – CT Rei Pelé

AVCB – Vila Belmiro

CLCB – CT Meninos da Vila

CLCB – Casa Meninos da Vila

(Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)