NOTA OFICIAL – GRAMADO DA VILA BELMIRO

NOTA OFICIAL – GRAMADO DA VILA BELMIRO

Em tempos de comunicação instantânea, muitos torcedores do Santos Futebol Clube tem recebido fotos do atual estado do gramado da Vila Belmiro sem saber exatamente o que tem acontecido. Para esclarecer ao torcedor, a direção explica que as necessárias intervenções executadas no gramado visam garantir a uniformização de sua coloração, removendo assim manchas que surgiram ao longo do tempo.

Foram realizadas no gramado a identificação das manchas de grama bermuda invasora, a remoção da grama invasora e o consequente plantio da grama original da Vila Belmiro nos locais em que houve a remoção. Após o plantio, o gramado estará novamente em modo de manutenção, e a partir daí o seu sempre elogiado aspecto voltará gradativamente ao normal até a reinauguração do estádio.

É comum que este tipo de gramado (grama bermuda híbrida) sofra uma espécie de mutação ou manchas de contaminação com outra espécie de grama, manchas que podem se manifestar ao longo do tempo. O gramado da Vila Belmiro já apresentava manchas de diferentes colorações, típicas deste fenômeno mencionado, que prejudicava apenas o aspecto visual do campo de jogo.

Normalmente o prazo disponível para a manutenção anual do gramado, ao longo da pré-temporada, é sempre muito curto para o tipo de intervenção realizado neste momento, e por isso a atividade vinha sendo postergada.

Quando o Clube decidiu pelas obras da Vila Belmiro, foi sugerido executar imediatamente esta atividade para aproveitar o período em que o campo estaria inativo. O prazo de aproximadamente 60 dias para conclusão das obras é suficiente para que o gramado seja recuperado, para então as atividades na Vila Belmiro serem retomadas.