No Rio de Janeiro-RJ, Santos FC vence Botafogo e divide liderança do Brasileirão

No Rio de Janeiro-RJ, Santos FC vence Botafogo e divide liderança do Brasileirão

O Santos FC conquistou uma importante vitória na manhã deste domingo (21). Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos, o Peixe venceu o Botafogo por 1 a 0 e chegou aos 26 pontos, dividindo a primeira colocação com o Palmeiras. O gol do quinto triunfo seguido do Alvinegro Praiano foi marcado pelo atacante Marinho.

Logo no primeiro minuto de partida, o Santos FC já sufocava os donos da casa. Em bola recuada para Gatito, Eduardo Sasha pressionou a saída de bola e assustou o goleiro, que tentou chutar rápido e viu o atacante abafar a reposição de bola. Aos sete minutos, em contra-ataque rápido pela esquerda, Soteldo arriscou e o chute foi desviado pela defesa. Na sobra, Uribe bateu forte e viu o goleiro salvar os cariocas.

A equipe santista seguiu tentando criar com velocidade e assustou o Botafogo mais duas vezes na primeira etapa. Aos 38 minutos, Soteldo aproveitou cruzamento de Sánchez para bater dentro da área, porém a zaga afastou de cabeça. No minuto seguinte, o venezuelano avançou novamente pela esquerda e bateu cruzado. A bola passou rente à trave esquerda de Gatito.

Aos 44 minutos, Sasha ainda cruzou no primeiro pau e Uribe quase fez. No desvio de cabeça, a tentativa do colombiano bateu na rede pelo lado de fora, bem próxima à trave.

No segundo tempo, o Peixe precisou se reorganizar taticamente devido ao segundo cartão amarelo de Lucas Veríssimo. Com dez jogadores em campo, o técnico Jorge Sampaoli promoveu a entrada de Felipe Jonatan e Victor Ferraz para recompor as linhas defensivas.

Apesar de estar em inferioridade numérica até metade da etapa final, o Alvinegro Praiano seguiu marcando firme e retomou as rédeas da partida aos 26 minutos. Em contra-ataque rápido, Marinho sofreu falta de Gilson na entrada na grande área e o Botafogo também ficou com dez jogadores. O lateral botafoguense também levou o segundo amarelo.

Na cobrança, Marinho bateu forte e viu Gatito defender seu primeiro chute a gol na partida. Porém, três minutos depois, o atacante santista, que havia entrado no intervalo, avançou pela direita, cortou para o meio e acertou uma linda batida de esquerda, de fora da área, vencendo o goleiro e abrindo o placar no Rio de Janeiro-RJ.

O Peixe ainda teve três oportunidades de ampliar o marcador. Aos 35 minutos, Soteldo driblou dois defensores e bateu cruzado, mas a bola foi desviada para escanteio pelo zagueiro rival. Aos 40, o venezuelano viu Pituca entrando na área e acionou o meia com um passe entre a defesa. Bem marcado, o volante tentou surpreender Gatito, mas o goleiro encaixou o desvio do santista.

Aos 45, Felipe Jonatan disparou pela esquerda e saiu frente a frente com o gol. Na batida, o lateral mandou a bola por cima da trave e o duelo terminou com vitória santista por 1 a 0.

Pela 12ª rodada do Brasileirão, o Peixe volta a campo no próximo domingo (28) para receber o Avaí, na Vila Belmiro. A partida será realizada às 16 horas e os ingressos já estão à venda.

Botafogo 0 x 1 Santos FC
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro-RJ;
Árbitro: Heber Roberto Lopes-SC;
Auxiliares: Bruno Boschilia-PR e Daiane Caroline M. dos Santos-MS;
Cartões amarelos: Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo (SFC); Gilson, Joel Carli (BOT);
Cartão vermelho: Lucas Veríssimo (SFC); Gilson (BOT);
Gol: Marinho, aos 29 minutos do 2ºT (SFC).

Santos FC: Everson; Felipe Aguilar, Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique; Diego Pituca, Carlos Sánchez, Jorge e Jean Mota (Victor Ferraz); Eduardo Sasha (Felipe Jonatan), Uribe (Marinho) e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli.

Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Alex Santana (Victor Rangel), João Paulo e Cícero; Erik, Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão) e Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca.

Foto: Ivan Storti/SantosFC