Um dia muito especial na vida de um grupo de crianças e adolescentes que tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Eles foram convidados pelo Santos FC, através do Muito Além do Futebol, programa de ação social do Clube, para visitarem o Memorial das Conquistas. Todos também fizeram a visita monitorada, que inclui a sala de imprensa, vestiário e campo. Nesta terça-feira (02) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
“É muito importante eles estarem em todos os lugares, para mostrar para a sociedade que eles são pessoas. A oportunidade de conhecerem um estádio tão glorioso. Dá para ver a alegria de cada um, que puderam pisar, saber a história. A gente quer deixar isso para a sociedade, que a pessoa com autismo é uma pessoa. Queremos muito agradecer ao Santos FC por essa oportunidade”, afirmou Cristina Fernandes, do Instituto Victor Gabriel.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007. As pessoas com TEA apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo. O Autismo não tem cura, mas pode ter os sintomas suavizados com acompanhamento adequado e precoce do paciente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o transtorno caracteriza-se por “dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritivos”.
(Fotos: Guilherme Greghi/Santos FC)