Centro de Memória
Inspirados pelo futebol mágico daquele Santos que reinou no planeta por mais de uma década, dezenas de Santos foram fundados em todos os continentes. Hoje é um dia especial porque o Santos Futebol Club da Argentina, sediado da cidade de Paraná, capital da província de Entre Rios, está fazendo 45 anos.
Fundado pelo jornalista esportivo Rubén Sarmiento, um apaixonado pelo futebol bonito, o Santos argentino já visitou duas vezes a Vila Belmiro – em 2009 e 2017 – e na mais recente viveu o sonho de, no gramado sagrado do Urbano Caldeira, enfrentar uma equipe formada por jogadores veteranos e funcionários do Alvinegro Praiano.
– Meu pai se decidiu por batizar o time de Santos depois de ver o reprise de um jogo em que o Santos venceu o Huracán por 4 a 0, em Buenos Aires, e Pelé deu uma aula de futebol – informa Ignacio Sarmiento, o Nacho, técnico da equipe principal do Santos argentino.
O clube participa de competições em quatro categorias na cidade: livre, sub 30, seniors e feminino. Paraná tem 330 mil habitantese está situada a 500 quilômetros de Buenos Aires.
No jogo que fez Rubén escolher o nome do Santos para o seu clube, disputado em 5 de d3ezembro de 1973, em Buenos Aires, o Santos goleou o Huracán, campeão argentino daquele ano, por 4 a 0, com gols de Edu, Pelé, Nenê e Léo Oliveira.
A nuestros hermanos de Santos de Paraná, les enviamos un voto sincero de felicitación. Gracias por compartir el nombre del club de fútbol más conocido y admirado del mundo. Abrazos y mucha fuerza!