Milésimo gol do Rei: o relato do feito histórico

Texto: Sylvio Ruiz
Mais de 65 mil pessoas assistiram no Estádio do Maracanã, à noite, pela Taça de Prata, o Santos diante do Vasco, onde o nosso “rei” ia fazer um gol histórico, o milésimo de sua carreira. Maravilha…
No segundo tempo, ocorreu penalti, aos 34 minutos E , gritos: e muitos – Santoooooo, Peléeeeee, choros, e muitos aplausos!
Houve invasão de repórteres, fotógrafos, e ele, carregado nos ombros para a cobrança do penalti.Eram profissionais de todo Brasil e do Exterior,da imprensa estava lá.
Dificilmente será igualado na história do futebol.E improvisando, Pelé fez um apelo em favor das criancinhas pobres e dos necessitados no Brasil. Isto logo após o gol.O time vencido :Vasco com:Andrada;Fidélis, Moacir, Fernando e Eberval; Bougleux e Renê; Arcelino(Raimundinho),Adilson,Benetti e Danilo Menezes (Sílvinho).
E, lá foi o moço de Baurú, o filho de Dondinho (já faleceu), dona Celeste para o momento tão divino: o gol, do “Rei”, e marcado no segundo tempo, mas é bom lembrar que o primeiro periodo foi Vasco 1 a 0, gol de Beneti, aos 16 minutos: cruzou o lateral Fidelis para o aproveitamento de Benetti. Aguinaldo (goleiro, falhou). O capitão Carlos Alberto Torres, deu “força” ao goleiro.O lateral Rildo dava total apoio ao camisa 1. Não podia perder o entusiasmo.
A Festa santista
O Vasco ficava nervoso, o “Peixe” apertava. Mas aos 34, eis o gol número 1.000 esperado por toda torcida brasileira. Clodoaldo(Corró) passou por Eberval, entrou na área, na cobertura estavam Fernando e Renê, e num lance, alavanca faltosa de Fernando:Penalti!. PELÉ foi lá, e “faturou” no canto raso, na esquerda de Andrada. E, após a explosão de policiais, cronistas, torcedores que invadiram o gramado, eis que ele pede:”Antoninho não dá mais,(técnico) vou sair”…
E, depois o Santos ganhava por 2 a 1 .Os vencedores foram estes:Aguinaldo;Carlos Alberto Torres,Ramos Delgado(f), Djalma Dias(Joel Camargo)(f) e Rildo; Clodoaldo e Lima; Manoel Maria, Edu, Pelé (Jair Bala)(f) e Abel Verônico.
Detalhes
Arbitro : Manoel Amaro de Lima (Pernambucano), público de 65.157, com a renda de R$253.275,25.
Assistiram em casa (canal 5) do Dico, Gasolina ou Pelé,grudados na Tv -Colorado),na copa: Dondinho (pai), Celeste( mãe), Lúcia (irmã), Jorge (Tio),Zoca/irmão (hoje advogado,Dr.Jair), a vó e Rose (espôsa). Detalhe:
O primeiro gol, Pelé como profissional, ocorreu em Santo André, contra o Corinthians, local,era goleiro, Zaluar, em 1956, à tarde.
Boa gente, meu camaradinha
Esporte por Esporte, Tv Santa Cecília

Pular para o conteúdo