Meninos da Vila são opção para o gol contra o Vasco; Lucas Lima e Copete voltam após suspensão

Meninos da Vila são opção para o gol contra o Vasco; Lucas Lima e Copete voltam após suspensão

Foto: Ivan Storti/SantosFC

O Santos FC está pronto para a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após o treino da manhã deste sábado (15), o elenco santista embarcou rumo ao Rio de Janeiro (RJ) para encarar o Vasco da Gama neste domingo (16), às 16 horas, no Estádio Engenhão. Sem contar com Vanderlei e Vladimir, os Meninos da Vila João Paulo e John estão à disposição do técnico Levir Culpi para defender a meta santista. Copete e Lucas Lima, que cumpriram suspensão automática na última rodada, voltam a ser relacionados. Thiago Maia, que está em processo de negociação, não viaja para este desafio.

Um dos destaques do Alvinegro Praiano na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético (MG), na última quarta-feira (12), Vanderlei fica fora desta partida devido a uma contusão na nádega esquerda, sofrida após joelhada involuntária do zagueiro Lucas Veríssimo, em lance de perigo de gol, no duelo em Belo Horizonte (MG). O camisa 1 ainda sofreu um pisão no joelho nos minutos finais da partida e terminou o duelo de forma heroica, aguentando muita dor. Ainda sentindo dores em função da “paulistinha”, algo que o impossibilita de treinar, o goleiro é desfalque certo neste compromisso.

Durante treino coletivo contra o Santos B, na última quinta-feira (13), o goleiro Vladimir sofreu uma entorse no joelho esquerdo. O camisa 12 não necessitará passar por cirurgia mas, sem condições de jogo, deve permanecer semanas se recuperando no CEPRAF.

Com as ausências de Vanderlei e Vladimir, João Paulo e John viajam com a delegação santista para o Rio de Janeiro (RJ). João Paulo, campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2014, entrou em campo em duas oportunidades pelo Peixe, nos amistosos contra Benfica (POR) e Kenitra (MAR). No empate em 1 a 1contra o time português, o goleiro defendeu um pênalti na Vila Belmiro. Já o garoto John, campeão do Torneio Internacional de Durban 2014 (Sub-20), na África do Sul, faz sua primeira viagem no ano. O atleta de Diadema (SP) também entrou em campo no amistoso contra o Benfica no ano passado.

O volante Renato, substituído no segundo tempo na vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo, no último domingo (9), foi diagnosticado com estiramento no músculo iliopsoas da perna direita e segue como desfalque nesta partida. Victor Ferraz, que sofreu uma pancada no joelho esquerdo no clássico, também continua em tratamento no CEPRAF e fica fora desta viagem.

O atacante Nilmar foi apresentado na segunda-feira (10) como 7º reforço do Alvinegro Praiano para a temporada 2017. Após uma série de exames clínicos e físicos, ele foi aprovado e assinou contrato válido até dezembro de 2018. O novo camisa 18 realizará uma preparação física especial antes de estrear com o manto alvinegro praiano.

Ricardo Oliveira, recuperado de pneumonia e contusão no tornozelo esquerdo, segue realizando inter-temporada especial para recuperar sua forma física e condição de jogo. O mesmo vale para o lateral-esquerdo Zeca que, na sexta-feira (7), iniciou o trabalho de transição no gramado do Centro de Treinamento Rei Pelé.

Vitor Bueno foi operado para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito no último dia 6, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), e só volta a jogar pelo Santos FC em 2018.

Os zagueiro Gustavo Henrique e Luiz Felipe, que passaram pelo mesmo procedimento, seguem em processo de transição entre o Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol e o gramado do CT Rei Pelé e estão próximos do retorno. A volta do camisa 2 atrasou porque, há cerca de um mês, ele sofreu lesão de grau 1 no músculo bíceps femoral da perna direita.
O lateral-esquerdo Caju, que passou cerca de quatro meses tratando de lesão subtotal do músculo reto femoral da coxa esquerda, voltou a ser vetado pelo DM santista. Durante o empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, quando foi titular, ele sofreu uma lesão de grau 1 na panturrilha esquerda.

A comissão técnica decidiu convocar menos atletas para as partidas e, assim, intensificar os treinos no CT Rei Pelé para os que não viajaram com a delegação. Por este motivo foi reduzido de 23 convocados para 20.

Confira a lista de relacionados para 14ª rodada do Campeonato Brasileiro

Goleiros

João Paulo e John

Laterais

Daniel Guedes, Matheus Ribeiro e Orinho

Zagueiros

David Braz, Fabián Noguera e Lucas Veríssimo

Meias

Alison, Jean Mota, Leandro Donizete, Lucas Lima, Rafael Longuine, Vecchio e Yuri

Atacantes

Bruno Henrique, Copete, Kayke, Thiago Ribeiro e Vladimir Hernández