As categorias de base do Santos FC vêm conseguindo destaque no cenário nacional mesmo em ano de reconstrução no futebol do Alvinegro Praiano. Com antecedência, o Peixe confirmou classificações às fases finais do Campeonato Brasileiro nas duas categorias mantidas pela CBF: Sub-17 e Sub-20.
Já classificados e líderes isolados do grupo A na primeira fase da competição nacional, somando 18 pontos, os Meninos da Vila do Sub-17 entram em campo nesta quarta-feira (28) para garantir a primeira colocação. Na última rodada desta fase incial, o Santos FC recebe o América Mineiro no CT Rei Pelé, às 15 horas, em duelo que terá transmissão ao vivo da Santos TV, pelo YouTube.
No Brasileiro Sub-20, o Alvinegro Praiano já passou pela primeira fase e, também nesta quarta-feira, enfrenta o Palmeiras em clássico pelas quartas de final. O jogo único terá mando dos adversários no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP), que só permitirá entrada de torcedores da equipe da capital. Com início marcado para as 17h45, a partida decisiva terá transmissão ao vivo do Sportv.
Aos 17 anos, o atacante Luca Meirelles vem transitando entre as duas categorias como parte de sua formação como atleta profissional. Ele comemorou a classificação dupla do Santos FC e destacou a importância deste momento para as categorias de base do Clube.
“Sempre temos o objetivo de colocar o Santos no topo! Poder classificar com as duas categorias, tanto no Sub-17 quanto no Sub-20, é muito importante para nosso projeto de base, porque a gente sempre briga pelo topo. Ter a experiência de transitar entre as duas categorias é muito bom, muito importante para me adaptar, aprimorar algumas características. Os jogos do Sub-20 e do Sub-17 são bem diferentes e isso com certeza ajuda no nosso desenvolvimento”, declarou o atacante.
Luca também falou sobre a importância dessas decisões no desenvolvimento individual dos atletas da base. Ele também ressaltou as transmissões em rede nacional como fator para a formação de profissionais acostumados à pressão e aos grandes jogos.
“Jogos decisivos, clássicos, que passam na TV, são sempre muito importantes. Acho que ainda mais importantes para um atleta de base, porque você começa a lidar com pressão extracampo, com torcida, transmissão e tudo mais. Além do desenvolvimento no campo, é muito bom para o psicológico do atleta ser trabalhado, sempre aperfeiçoado, para quando chegar no profissional estar acostumado com esse tipo de pressão. Clássico é um jogo totalmente diferente, atípico e muito gostoso de jogar. É sempre o melhor jogo, porque o jogador grande aparece”, completou o centroavante santista.
(Foto: Bruno Vaz/Santos FC)