Memorial das Conquistas fará parte da rota do Festival do Café 2016

(foto: Divulgação / Santos FC)
O Memorial das Conquistas participará do Festival Café, no Centro Histórico de Santos, que acontece entre os dia 08 e 10 de julho e disponibilizará um Ônibus Bonde para os visitantes, que fará o circuito Memorial das Conquistas e Museu Pelé, segue abaixo:
Um Ônibus Bonde com transporte gratuito para os dias 09 e 10, das 11:00 às 16:00 horas.  A linha inicia-se as 11:00 horas com saída do ponto Santuário do Valongo Museu Pelé, às 12:00hs com saída do Memorial das Conquistas, no Portão 6 e assim sucessivamente.
Horários Impares com saída do Museu Pele, horários Pares com saída do Memorial das Conquistas.
Itinerário 1: Museu Pelé, CT Rei Pelé (Panorâmico) e Memorial das Conquistas S F C.
Horários: 11 horas, 13 horas e 15 horas.
Itinerário 2: Memorial das Conquistas S F C, CT Rei Pelé (Panorâmico) e Museu Pelé.
Horários: 12 horas, 14 horas e 16 horas.
Além do ônibus, terá a participação dos Mascotes Baleinha e Baleião no Espaço Café com Leite do Museu do Café, do 12 às 13h horas, nos dia 09 e 10. A Taça do Campeonato Paulista de 2016 estará no Museu Pelé, no Domingo(10), das 10 às 17 horas. O Memorial das Conquistas já está todo decorado com Sacas de Café no clima do evento.
Santos Futebol Clube e o Café
O café e a cidade de Santos fazem parte da vida do Santos Futebol Clube. O clube ajudou a divulgar a cidade no exterior já que quando o time viajava para participar de excursões, não só da América do Sul, mas também na Europa, a diretoria costumava levar em sua bagagem vários pacotes de café para dar de presente aos responsáveis pelos times contra quais ia jogar, para as autoridades, e para os donos dos hotéis nos quais se hospedavam. O Rei Pelé era conhecido no exterior pelo apelido de craque café.
Quando o time santista foi Campeão Paulista pela 1º vez no ano de 1935, o pessoal da Rua XV de Novembro, que era a rua na qual estavam os escritórios dos corretores do café da cidade e também lá se situa a Bolsa de Café, local onde se realizavam os pregões para a venda de café. Esses corretores que eram torcedores apaixonados do Santos doaram a equipe santista, vários sacos de café de 60 quilos para que os jogadores os revendessem e ficassem com o valor da venda como prêmio pela conquista do inédito campeonato.
O ex-goleiro santista Athié Jorge Coury, que depois foi presidente do Santos FC no período de 1945-1971, e foi também vereador, deputado estadual e deputado federal em vários mandatos, era um dos mais conceituados corretores de café da cidade, seu escritório ficava na Rua XV de Novembro no Centro Histórico de Santos. Athié era muito procurado por ex-jogadores do clube que recorriam a ele solicitando emprego nos armazéns de café.
O café o Santos FC podemos dizer que são os dois grandes produtos nacionais muito conhecido no exterior. Já é tradição da gente santista desde o ano de 1935 levar os trofeus importantes conquistados pelo Santos FC para a chamada “Rua do café” a rua XV de Novembro e mostrá-los ao pessoal da rua XV e com eles comemorar as conquistas dos mesmos.
*Texto com colaboração de Guilherme Guarche

Pular para o conteúdo