No dia 03 de novembro de 1957, tinha início o famoso “Tabu” quando então o Santos FC ficou 11 anos sem perder para o Corinthians somente em partidas do Campeonato Paulista.
Nesse dia o Peixe empatava pelo placar de 3 a 3 no Pacaembu com os três gols de autoria do Rei Pelé formando o Santos com: Laercio, Fioti e Getulio; Dalmo, Ramiro e Zito; Dorval, Álvaro, Pagão, Pelé e Tite. O técnico era Luiz Alonso Perez, Lula..
Durante o famoso “Tabu” o Alvinegro disputou 22 partidas tendo vencido 17 e empatado 05 partidas marcando 67 e sofrendo 30 gols. Os artilheiros do time foram: Pelé (28), Coutinho (13), Pepe (10), Dorval, Zito e Carlos Alberto Torres (2), Pagão, Jair, Sormani, Lima, Rossi, Abel, Mengálvio e Toninho Guerreiro (1) e marcaram contra a favor do Santos, Oreco e Amaro com um gol cada.
O “Tabu” foi encerrado no dia 06 de março de 1968 na derrota santista pelo placar de 2 a 0 no Pacaembu, com o Peixe sendo dirigido pelo técnico Antônio Fernandes, o Antoninho e o adversário pelo ex-técnico santista Luiz Alonso Perez, o Lula, o mesmo técnico que deu início a série invicta santista.
Guilherme Gomez Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística