Há 53 anos, no dia 19 de setembro de 1962, o time do Santos FC perante um público de 94.129 espectadores vencia o Sport Lisboa e Benfica pelo placar de 3 a 2 na primeira partida da final do mundial interclubes, no Maracanã com gols de Pelé (2) e Coutinho formando com Gilmar; Lima, Mauro, Dalmo e Calvet;Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. O técnico Luis Alonso Perez, o Lula.
O onze português veio ao nosso país na esperança de vencer com facilidade o Alvinegro pois contava em seu elenco, que era a base da seleção portuguesa, com o melhor jogador da Europa na época o consagrado Euzébio, mas o Santos tinha o Rei Pelé em pleno apogeu de sua carreira com 22 anos de idade e tinha também jogadores que serviam a seleção brasileira e o que se viu foi o Santos dominar amplamente a partida que foi jogada no estádio carioca porque a torcida carioca tinha uma simpatia muito grande pelo time praiano.
Com essa vitória o time da Vila Belmiro seguiria em outubro para Portugal a fim de disputar a finalíssima do mundial no estádio da Luz, em Benfica.
Santos FC e SL Benfica para disputaram até hoje 7 partidas sendo que o time santista nunca perdeu para os “Encarnados” conquistando 6 vitórias e um empate tendo assinalado 28 e sofrido 14 gols.
Artilheiros contra o Benfica:
Pelé – 09
Toninho Guerreiro – 06
Edu – 03
Coutinho – 03
Pepe – 03
Tite – 02
Carlos Alberto Torres – 01
Lima – 01
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística