No dia 06 de junho de 1937, o Santos FC jogando com o seu segundo quadro que era dirigido por Ballio, se sagrava Campeão do Torneio Início da Liga Paulista de Futebol, ao vencer no Parque Antarctica, no jogo final a equipe do Palestra Itália pelo placar de 2 a 1 com gols de Tico e Salim. O Peixe formou com Raul Magalhães; Meira e Nicola; Avelino, Gradim e Moacir; Salim, Ballio, Marçal, Ulisses e Tico. Nas duas partidas anteriores em que o Peixe também venceu foram a primeira contra o Corinthians pelo placar de 1 a 0 com gol de Gradim e a segunda contra o Estudantes Paulistas também pelo placar de 1 a 0 com gol de Tico.
Nesse mesmo dia, jogando uma partida amistosa em Santos, no estádio Antônio Alonso, no bairro do Macuco, na rua 28 de Setembro, a equipe principal do Peixe que era dirigida por Virgílio Pinto de Oliveira, o popular Bilu vencia o Hespanha (Jabaquara) por 2 a 1 com dois gols de Araken Patusca que nesse dia vestiu pela última vez a camisa do seu time de coração.
Curiosidade
Além desse torneio início de 1937 o Alvinegro da Vila Belmiro também venceu os torneios inícios nos anos de 1926, 1928, 1952 e por último no ano de 1984, além de ter ganho também o Torneio Início do Campeonato Santista no ano de 1930.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística