Memória: Santos FC inaugurava estádio do Santos Laguna

Memória: Santos FC inaugurava estádio do Santos Laguna

O Santos FC deixava o Campeonato Brasileiro de lado, no dia 12 de novembro de 2009, para viajar para o exterior, com o intuito de inaugurar o Estádio Território Santos Modelo na cidade de Torreón, no México, do seu homônimo Santos Laguna. A equipe praiana foi derrotada pelo placar de 2 a 1, com Jean marcando o único tento santista que era dirigido por Vanderlei Luxemburgo.

O Peixe mandou a campo nessa inauguração o seguinte time: Felipe; Pará (Luizinho), Adaílton (Edu Dracena), Eli Sabiá (Astorga) e Triguinho (Léo); Rodrigo Mancha (Felipe Azevedo); Rodrigo Souto, Madson (Robson) e PH Ganso (Jean); Neymar (Gil) e Kléber Pereira (André).

O pontapé inicial foi dado pelo Rei Pelé que teve na platéia o presidente da FIFA, Joseph Blatter e o ex-menudo Rick Martin. Nessa partida ocorreu a estreia de Edu Dracena, que substituiu o zagueiro Adaílton, e também aconteceu o batismo internacional com a camisa da equipe principal do Santos da joia santista, Neymar Jr, que disputava a sua partida de nº 45 no onze da Vila Belmiro.

Até os dias atuais o Santos FC já participou da inauguração de 21 estádios, não só no Brasil como também no exterior. A última vez em que jogou inaugurando um estádio foi no dia 02/04/2014, na inauguração da Arena Pantanal, em Mato Grosso, pela Copa do Brasil, no empate em 0 a 0 diante da equipe do Mixto EC.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística