No dia 31 de julho de 1927, em partida do Campeonato Paulista, o time do Santos FC goleava de forma incontestável a equipe do São Paulo Alpargatas pelo estonteante placar de 9 a 3 em partida realizada na Vila Belmiro com Araken Patusca marcando 4, Feitiço 3 e Omar 2 gols formando o Peixe com: Tuffy; Bilú e David; Hugo, Julio e Alfredo; Omar, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista. O treinador era o Diretor-Geral de Esportes, Urbano Caldeira.
Nesse campeonato do ano de 1927, o extraordinário quinteto de ataque santista marcou uma centena de gols em 16 partidas, recorde esse que até hoje não foi superado por nenhuma outra equipe paulista. Esse quinteto fenomenal ficou conhecido na história do futebol brasileiro como “O Ataque dos 100 gols”. Infelizmente, o título de Campeão Paulista de 1927 nos foi tirado por um árbitro de nome Antônio Molinaro que na partida em que se decidia o campeonato, esse cidadão prejudicou em muito o time santista que foi derrotado pela equipe do Palestra Itália pelo placar de 3 a 2. O Santos acabou sendo o vice-campeão nesse ano e nos anos seguintes de 1928 e 1929, prova é que o time era realmente muito eficiente.
Dentre as 16 partidas em que marcou 100 gols vale destacar que o Peixe teve as seguintes goleadas, além da goleada acima citada:
12 a 1 diante do CA Ypiranga, 10 a 2 no República FC, 11 a 2 no Barra Funda, 11 a 3 no Auto FC, 10 a 1 no Guarani de Campinas e por último 8 a 3 diante do nosso arquirrival da capital paulista.
Texto: Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória