No dia 09 de junho de 1960, o Santos FC sagrava-se Campeão do Torneio de Paris, ao vencer a equipe do Racing Club de France pelo placar de 4 a 1 com gols de Coutinho (2), Pelé e Pepe um gol cada formando o Peixe com: Laércio; Mauro e Zé Carlos; Calvet (Getúlio), Formiga e Zito; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe (Tite). O técnico era Luiz Alonso, o Lula.
Na partida anterior válida também pelo torneio, o Peixe derrotou a equipe do Stad Reims Champagne por 5 a 3, com gols de Coutinho (3), Pelé e Pepe um gol cada novamente. Essas duas partidas foram disputadas no Parc des Princes em Paris, na França. Além dessa conquista em 1960, o Santos venceu também o torneio no ano de 1961 e no ano de 1962 o time praiano voltou a disputar o torneio não conseguindo vencê-lo, perdendo a partida final para a equipe do Racing Club por 3 a 2.
Curiosidade
Em gramados franceses o Santos FC disputou até hoje exatas 14 partidas conquistando 10 vitórias, 03 empates e uma derrota marcando 47 e sofrendo 23 gols. Uma partida inesquecível e histórica envolvendo os franceses foi disputada no dia 30 de julho de 1930 contra a Seleção da França, no alçapão da Vila Belmiro, e o Peixe goleou os incrédulos franceses por 6 a 1, que não acreditaram que tinham perdido para o time santista e sim para a Seleção Brasileira foi preciso levar os dirigentes franceses até a sede do Alvinegro que ficava na rua Itororó, 27 e mostrar a eles as fichas dos jogadores santistas.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística