No dia 12 de maio de 1948, o Santos FC vencia o Corinthians pelo placar de 2 a 1 jogando no Estádio do Pacaembu e com esse resultado ganhava a Taça das Taças, com Pascoal e Rubens marcando a favor do Peixe. O Alvinegro Praiano formou com Robertinho; Artigas e Expedito; Nenê, Telesca e Alfredo; Alemãozinho, Antoninho (Barbui) , Pascoal, Paulo (Adolfrises) e Odair. O técnico era Osvaldo Brandão.
O Peixe venceu a Taça Cidade de Santos disputada entre os times da cidade de Santos. Já o time da capital venceu a Taça Cidade de São Paulo disputada entre as equipes dos times grandes da capital paulista.
Curiosidade
O gol do time adversário nessa derrota foi marcado pelo ponta-direita Cláudio Cristóvão Pinho que foi revelado nas Manhãs Esportivas do Santos FC e que foi promovido ao time principal no dia 27 de março de 1940 na derrota do Peixe por 4 a 3 diante do SPR da capital.
Cláudio foi um dos melhores pontas que atuaram no Alvinegro Praiano, clube pelo qual marcou 33 gols em 111 partidas jogadas no período de 1940/41 e depois em 1943/44. Na Seleção Brasileira quando defendia o Alvinegro da Vila ele jogou 03 partidas e marcou 01 gol. Quando se ausentou do Peixe no ano de 1942 ele foi jogar no Palmeiras, depois em 1944 foi para o Corinthians e depois jogou também no São Paulo.