No dia 11 de agosto de 1968, o Santos FC conquistava o Torneio da Amazônia ao vencer a equipe do Nacional no estádio Gilberto Mestrinho, em Manaus por 2 a 1, com gols de Luiz Werneck e Pelé formando o Peixe com: Gilmar, Wilson Campos, Ramos Delgado, Joel Camargo e Turcão; Clodoaldo e Lima; Manoel Maria, Werneck (Amauri), Pelé e Pepe. O técnico era Antônio Fernandes, o Antoninho.
O autor de um dos gols da partida e também na partida anterior do torneio que foi vencida por 3 a 0 diante do Fast Club, Luiz Werneck, que tinha no elenco o apelido de “Canguru”, faleceu aos 68 anos de idade na cidade de Santa Isabel no dia 15 de julho de 2016 e foi nessa cidade onde vivia que ele trabalhou durante muitos anos como professor de educação física.
Curiosidade
No dia anterior a partida, a delegação santista compareceu no Restaurante Chapéu de Palha, em Manaus sendo homenageada pelo ministro Magalhães Pinto que representava o presidente Costa e Silva, parabenizando o aniversariante Zito, que tinha completado 36 anos no dia 08 de agosto e o Rei Pelé recebeu das mãos da Miss Amazônia, um aparelho de televisão.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística