No final da tarde do dia 04 de setembro de 1927, no espelho do tradicional “Café Paulista”, no centro histórico de Santos, estava escrito: “Todos, são convidados para comparecerem hoje à noite, na estação da Inglesa, para receber os heróis do Parque Antárctica”. Os “heróis” do Parque eram na realidade os jogadores do time da Vila Belmiro que, naquela distante e memorável tarde, tinham aplicado a maior goleada sobre o Corinthians pelo placar de 8 a 3.
Essa foi a apresentação de nº 300 do Peixe, que formou com: Tuffy; Bilu e David; Hugo, Júlio e Alfredo; Omar, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista, o técnico era Urbano Caldeira. Os tentos da goleada foram marcados por: Camarão (3), Araken (3), Feitiço e Omar. Esse elenco era ficou conhecido no futebol paulista como sendo o “time do ataque de 100 gols”, pois no campeonato paulista de 1927 marcou exatos 100 gols em 16 partidas.
Na partida preliminar, no 2º quadro santista aconteceu a estreia no arco santista do jovem goleiro Athié que anteriormente jogava no Sírio da capital. Athié anos depois de abandonar a meta santista, tornou-se presidente do Alvinegro da Vila Belmiro, por 26 anos consecutivos.
À noite daquele remoto domingo inesquecível foi curta para os boêmios Urbano Caldeira e seu inseparável amigo Renato Pimenta, os quais atravessaram a madrugada comemorando no Largo do Rosário, em grande estilo a espetacular goleada conseguida na cidade-sede do time adversário.
Nesse ano de 1927, o time santista aplicou goleadas memoráveis tais como: 12 a 1 no Ypiranga, 11 a 2 no Barra Funda, 11 a 3 no Americano, 10 a 2 no República e 10 a 1 no Guarani de Campinas.
Foram ao todo no certame paulista 16 partidas com 100 gols marcados com 14 vitórias e 02 derrotas. Ao término do campeonato o time santista ficou com o vice-campeonato.
Araken Patusca foi o destaque do ataque praiano marcando 36 gols, sendo o artilheiro do Santos pela primeira vez no certame paulista.
Artilheiros do ataque dos 100 gols:
Araken Patusca – 36
Feitiço – 28
Camarão – 13
Evangelista – 7
Omar -7
Siriri – 5
Hugo – 2
Marino (contra) – 1
Caio (contra) – 1
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística