Memória: Santos conquistava o Campeonato Brasileiro pela oitava vez

Memória: Santos conquistava o Campeonato Brasileiro pela oitava vez

No dia 19 de dezembro de 2004 o Santos FC sagrava-se Campeão Brasileiro pela oitava vez em sua maravilhosa história. A conquista se deu no Estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão na cidade de São José do Rio Preto no interior paulista pois a CBF tinha punido o clube como o mando de campo devido a um copo de água que fora arremessado na partida em que goleou o Vitória por 4 a 1 na Vila Belmiro.

Nessa vitória dramática por 2 a 1 frente ao Vasco da Gama e perante um público de 36.426 torcedores todos eles em sua maioria adeptos do time peixeiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo conduziu e venceu o prélio com a seguinte formação: Mauro; Paulo César, Ávalos, Leonardo e Léo; Fabinho, Preto Casagrande, Ricardinho e Elano (Marcinho); Robinho (Basílio) e Deivid (Willian). Os autores dos tentos santistas foram Ricardinho de falta e Elano.

No certame nacional disputado em pontos corridos, o Peixe jogou 46 partidas vencendo 27 empatando 08 e perdendo 11 partidas marcando 103 e sofrendo 58 gols.

Os artilheiros foram:

Robinho (21), Deivid (21), Elano (16), Basílio (15), Ricardinho (11), Diego (4), Paulo César, Léo, Preto Casagrande e William (2) e Claiton, André Luis, Fabinho, Domingos e Ávalos todos com 01 gol cada e marcaram contra a favor do Santos: João Paulo e Laerte.

Curiosidade

Nessa partida deu-se a volta ao time do Rei das Pedaladas, Robinho que estava afastado do time desde a partida contra o Fluminense vencida pelo Santos pelo placar de 5 a 0 no mesmo Teixeirão, ao todo o craque desfalcou o Alvinegro em 06 partidas no Brasileirão. A sua ausência na equipe foi por que sua mãe fora vítima de um sequestro na Baixada Santista sendo liberada somente uma no dia anterior ao jogo final.

Guilherme Guarche, do Centro de Memória do Santos FC