No dia 21 de setembro de 1967, o eterno “Canhão da Vila”, José Macia, o querido Pepe, recebia da Confederação Brasileira de Desportos o diploma Belfort Duarte e uma medalha de prata. Esse diploma foi ofertado ao craque santista pois durante sua trajetória como futebolista nunca foi expulso de campo.
Pepe jogou pelo Santos FC 741 partidas desde a primeira no dia 23 de maio de 1954. O prêmio Belfort Duarte foi oferecido entre 1946 e 1981 e era dado ao jogador que passasse dez anos sem sofrer uma expulsão, tendo jogado pelo menos 200 partidas nacionais ou internacionais oficiais. Além da medalha de prata e do diploma o craque Pepe também recebeu uma carteirinha que lhe concede entrada gratuita em qualquer campo no Brasil.
Depois de ter sido extinta essa premiação, o prêmio voltou a ser concedido pela CBF, a partir de 1995, a entidade no entanto, fez uma alteração: somente jogadores aposentados poderiam requerer o prêmio. José Macia “O Menino de Ouro” do Peixe foi o único jogador que vestiu a camisa santista a receber essa deferência. Parabéns, Pepe, você é digno e merecedor de todas as homenagens que lhe forem dadas.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística