Memória: Pelo Roberto Gomes Pedrosa, Santos FC aplicava goleada por 7 a 1

Memória: Pelo Roberto Gomes Pedrosa, Santos FC aplicava goleada por 7 a 1

No dia 11 de março de 1961, o Santos FC aplicava uma goleada na equipe do Flamengo, no Estádio do Maracanã pelo placar de 7 a 1, em partida válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Rio-São Paulo) com gols de Pepe (2), Pelé (3), Coutinho e Dorval, um tento cada. O Peixe formou com Laércio; Dalmo, Mauro (Formiga) e Fioti (Feijó); Zito (Urubatão) e Calvet; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

A goleada foi assistida por 87.868 pagantes e mais 2.350 espectadores que não pagaram ingressos. No dia seguinte, a imprensa esportiva carioca ainda atônita com o resultado da dilatada goleada e um tanto quanto incrédula assim se pronunciou: “A que ponto chegamos! Um clube vir de Santos e desfilar sua arte em nossa casa e ainda tem a descortesia de nos humilhar com uma goleada humilhante e impiedosa”.

Curiosidade

O time do Alvinegro da Vila Mais Famosa do Mundo já enfrentou o Rubro-negro carioca em 122 oportunidades, tendo vencido 46 empatado 34 e perdido 42 partidas marcando 183 e sofrendo 165 gols. O primeiro encontro entre as duas equipes foi no dia 04 de julho de 1920, na Vila Belmiro em partida amistosa que foi também uma goleada santista pelo placar de 6 a 0.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística