No dia 28 de julho de 1974, o Rei Pelé jogava sua última partida no Campeonato Brasileiro. Foi na derrota santista diante do Cruzeiro pelo placar de 3 a 1 no Morumbi, com Nenê Belarmino marcando o tento santista. O Peixe formou nessa derradeira partida com: Cejas; Hermes, Vicente, Marinho Perez e Turcão; Clodoaldo e Brecha (Léo Oliveira); Fernandinho, Nenê, Pelé e Mazinho. O técnico era Elba de Pádua Lima, o popular Tim.
Desde o início desse novo formato no campeonato brasileiro, no ano de 1971, o Rei Pelé jogou contra o time mineiro 04 partidas tendo vencido 02 empatado 01 e perdido uma partida, no total desde 1958 contra os seus conterrâneos o Rei jogou 11 partidas e marcou 06 gols.
Curiosidade
Nessa derrota alvinegra o time de Belo Horizonte por motivos de pura astúcia mineira entrou em campo com camisas brancas e shorts brancos, confundindo a torcida santista que à princípio aplaudiu equivocadamente a equipe azul-celeste até perceber que o time do Peixe entrava depois no gramado com camisas listradas e shorts brancos.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística