Memória: Paulinho MacLaren marcava três gols em clássico no Maracanã

Memória: Paulinho MacLaren marcava três gols em clássico no Maracanã

No dia 07 de junho de 1992, o Peixe empatava com o Vasco da Gama pelo placar de 3 a 3, no estádio do Maracanã em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, todos os tentos do Santos FC foram marcados por Paulinho MacLaren. O time santista que era dirigido por Geninho formou com: Sergio Guedes; Dinho, Pedro Paulo, Luiz Carlos (Guga) e Flavinho; Bernardo, Axel e Raniélli (Serginho Fraldinha); Almir, Paulinho McLaren e Cilinho.

Essa foi a melhor apresentação do centroavante Paulinho MacLaren com a camisa do Alvinegro segundo o santista pesquisador Wesley Miranda que é fã incodicional do craque.

Paulo César Vieira Rosa jogou no Alvinegro no período de 1989 a 1992, 142 partidas e marcou 57 gols, ele foi o artilheiro máximo do Campeonato Brasileiro de 1991 com 15 gols. Sua primeira partida no Alvinegro foi no dia 17/09/1989 na Vila Belmiro na derrota de 2 a 1 para o Vasco da Gama com Ernâni marcando o tento solitário santista que formou com: Sérgio; Ditinho, Davi, Luiz Carlos e Wladimir; César Sampaio, César Ferreira (Tuíco), Ernâni e Heriberto; Carlinhos e Paulinho McLaren. O técnico era Nicanor Carvalho.

Curiosidade

Na estreia da fase final do Brasileiro de 1992, os dois maiores artilheiros do Brasil estavam frente a frente: Paulinho, pelo Santos FC, e Bebeto, pelo Vasco. Resultado: 3 a 3, com cada um marcando os três gols de sua equipe. Carismático, Paulinho aproveitou a ocasião do Congresso Ecológico Eco-92, que acontecia no Rio de Janeiro, para dedicar seus gols às baleias. “Ofereço meus gols à liberdade das baleias”, fazendo alusão à mascote do Santos, animal ameaçado de extinção pela pesca predatória

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística