Memória: na Vila Belmiro, Peixe goleava a Ponte Preta por 12 a 1

No dia 19 de novembro de 1959, o time do Santos FC jogava no Estádio Urbano Caldeira e vencia equipe da Ponte Preta pelo dilatado placar de 12 a 1 em partida do Campeonato Paulista que teve no apito, Telêmaco Pascoal. Os gols do time de Vila Belmiro foram marcados por Coutinho (5), Pepe (4), Aguinaldo (2) e Domingos que marcou contra a favor do Santos.
O Peixe goleador formou com: Manga; Dalmo e Pavão; Formiga, Mourão e Zito; Dorval, Jair Rosa Pinto, Coutinho, Aguinaldo e Pepe, o técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula. O que mais chama a atenção dos torcedores santistas que tomam conhecimento da goleada é o fato da ausência na partida do Rei Pelé que por estar contundido não jogou, fica o torcedor a imaginar se o Rei estivesse em campo de quanto não seria o placar do jogo.
Esse elástico placar é até hoje junto com a goleada contra o Ypiranga em 1927 uma das maiores goleadas registradas no estádio santista, mas não é o maior número de gols marcados na Vila Belmiro num só jogo, esse recorde de gols numa só partida aconteceu no dia 03 de julho 1927 na vitória por 11 a 3 diante da equipe do Auto FC pelo campeonato paulista.
Curiosidade
Contra a equipe campineira conhecida como “Macaca” o time Alvinegro já jogou em Vila Belmiro, exatas 61 partidas tendo vencido 40 empatado 10 e perdido 11 partidas, o Rei Pelé marcou contra a “Macaca” 13 partidas e marcou 12 gols, a última vez em atuou contra os campineiros foi justamente no dia em que dava adeus ao futebol no Brasil, no dia 02 de outubro de 1974.
Guilherme Gomez Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Pular para o conteúdo