Memória: Ídolo Giovanni marcava o primeiro gol na equipe principal do Santos FC

Memória: Ídolo Giovanni marcava o primeiro gol na equipe principal do Santos FC

No dia 30 de outubro de 1994 o paraense Giovanni Silva de Oliveira marcava o seu primeiro gol na equipe principal do Santos Futebol Clube, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, na vitória pelo placar de 1 a 0 diante do Paraná Clube. O time santista, que na época era dirigido por Serginho Chulapa, formou com Gilberto; Índio, Maurício Cupertino, Júnior e Silva; Dinho, Gallo, Giovanni (Cerezo) e Paulinho Kobayashi (Carlinhos); Serginho Fraldinha e Guga.

Anteriormente, o craque Giovanni já houvera marcado um gol em um amistoso contra o Tepic do México na vitória do Peixe por 3 a 1, no dia 1º de setembro, só que o time não era a equipe principal e sim um time misto santista, que excursionou ao México e jogou três partidas sob o comando do técnico auxiliar Joãozinho. Giovanni jogou pelo Santos FC em três períodos: primeiro nos anos de 1994 a 1996, segundo 2005 e 2006 e por último no ano de 2010, totalizando 140 partidas com a camisa do Alvinegro da Vila Belmiro, tendo marcado 73 gols durante as vezes em que defendeu o time santista. No dia 08 de outubro de 2016, o craque participou do jogo comemorativo dos 100 anos de fundação da Vila Belmiro e também da despedida do guerreiro Léo, partida festiva que terminou empatada em 1 a 1 no estádio santista.

Títulos conquistados no Alvinegro pelo craque Giovanni:

Campeão da Copa do Brasil 2010

Campeão Paulista – 2006

Campeão Paulista – 2010

Campeão do Torneio de Verão – 1996

Curiosidade

Giovanni, o Messias, apelido dado pelos torcedores do Peixe nasceu no dia 4 de fevereiro de 1972, na cidade de Abaetetuba, no Pará. Sua carreira de futebolista começou na cidade de Belém nos principais times locais indo jogar na equipe do São Carlense no ano de 1994, com uma passagem discreta pelo Palmeiras.

Texto: Guilherme Guarche – Centro de Memória e Estatística