No dia 22 de outubro de 1916 acontecia a primeira partida no campo do Santos FC e o time santista estreou o novo estádio com uma marcante vitória pelo placar de 2 a 1 diante da equipe do Ypiranga da capital, sendo que o primeiro gol no estádio foi de autoria do ponta-direita do Peixe e também fundador do clube Adolpho Millon Jr. e o segundo tento santista foi do meia-esquerda Jarbas. Para o time da capital marcou Formiga ou Bororó. O Santos FC formou nessa data histórica com: Odorico; Américo e Arantes; Pereira, Oscar e Junqueira; Millon, Marba, Tedesco, Jarbas e Arnaldo.
No dia seguinte a partida a imprensa esportiva local, através do Jornal A Tribuna, assim destacou o encontro:
“Foi surpreendente, bella, enthusiastica e extraordinaria a pugna travada entre o valente campeão santista e o valoroso Ypiranga da capital. Antes da hora indicada para o encontro dos seguidos teams, ja a vasta praça de esportes do Santos começava a receber a fina flor da nossa sociedade e innumeros admiradores destas emocionantes lutas. Era bello, simplesmente bello, o aspecto que a vasta archibancada offerecia aos olhos do espectador. Grupos de senhoritas, trajando finas e elegantes “toilettes”, imprimiam aquuelle local, com a sua alegria juvenil e um tanto nervosa, um encanto, uma belleza, um verdadeiro mimo. O “bar” optimamente installado e sob a direção de pessoal habilitado, cumpriu a missão de que estava encarregado com toda a paciencia. Momentos antes de iniciar o encontro dos segundos teams, a symphatica corporação musical “Humanitaria” tomou logar no elegante coreto e executou uma marcha vibrante, cujas notas despertaram na assistencia, calculada em 2000 pessoas, extraordinario enthusiasmo. Foi um momento pleno de anciedade e commoção. As gentis “torcedoras” deixavam transparecer bem claramente em seus bellos rostos a commoção que lhes ia na alma. A noite, em bondes especiaes offerecidos pela brava rapaziada do Santos, pelo seu enthusiastico consocio sr. Leite “Coalhada” foi feita uma passeata pelas ruas da cidade, entoando os seus hymnos sportivos. Ao passar por esta folha a alegre mocidade sportiva trouxe-nos a manifestação da sua alegria que agradecemos penhorados”.
Curiosidade
Desde o dia do primeiro jogo no Estádio Urbano Caldeira, a Vila mais famosa do mundo, até hoje o Peixe disputou exatas 2178 partidas tendo vencido 1390 empatado 430 e perdido 358 partidas marcando 5531 e sofrendo 2598 gols. Quem mais vezes estufou as redes de Vila Belmiro foi o eterno Rei Pelé que marcou 288 gols no período de 1956 a 1974 seguido pelo sempre querido Canhão da Vila, Pepe que marcou 152 gols no período de 1954 a 1966.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística