No dia 7 de julho de 1957, o eterno Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé fazia sua primeira partida com a camisa da Seleção Brasileira, entrando no lugar do seu companheiro no time do Santos, Emanuele Del Vecchio. Nesta estreia, o jovem com apenas 16 anos marcava também o seu primeiro gol dos 95 marcados com a camisa do selecionado nacional.
Nesse dia, perdeu da Argentina pela Copa Roca no Maracanã pelo placar de 2 a 1 formando com: Castilho; Paulinho de Almeida, Bellini, Oreco e Jadyr; Zito (Urubatão) e Mazzola (Moacyr); Maurinho, Del Vecchio (Pelé), Luizinho e Tite. O técnico que convocou e lançou o Rei na Seleção Brasileira foi Sylvio Pirillo.
Nessa partida, além do Rei jogaram outros atletas pertencentes ao time da Vila Belmiro: Zito, Urubatão, Del Vecchio e Tite. Esse jogo foi o de nº 35 na carreira precoce do craque santista, que despontava para o futebol mundial, e, já no ano seguinte, conquistaria seu primeiro título de campeão mundial com a Seleção Brasileira na Suécia.
Guilherme Guarche
Coordenador do Centro de Memória e Estatística do
Santos Futebol Clube