No dia 06 de setembro de 1969, falecia em São Paulo, o melhor jogador de futebol brasileiro, na época do amadorismo. Arthur Friedenreich, apelidado de “El Tigre” que jogou no período de 1909 a 1935 sendo o artilheiro máximo do campeonato paulista em 9 oportunidades. Fried atuou em várias equipes do futebol paulista, como Germânia, Mackenzie, Ypiranga e principalmente na equipe do Paulistano.
No Santos FC o craque jogou em 5 partidas, a primeira foi no dia 09 de fevereiro de 1930, em partida amistosa na Vila Belmiro na vitória do Peixe pelo placar de 4 a 1 diante do Tucuman da Argentina com gols de Feitiço (2), Araken e Evangelista formando o Alvinegro com: Athié; Aristides e Meira; Osvaldo, Júlio e Alfredo; Paulino, Camarão, Friedenreich, Feitiço e Evangelista. O técnico era Ramon Platero.
As outras 4 partidas foram disputadas no Rio Grande de Sul, com os seguintes resultados: 1 a 1 contra o Internacional, derrota de 3 a 2 diante do Grêmio, nessa partida ele marcou um gol, vitória de 4 a 2 diante do Novo Hamburgo e outra vitória pelo placar de 4 a 2 diante do Riograndense. Em algumas dessas partidas Friedenreich jogava apenas o primeiro tempo e na etapa completar ele apitava o jogo.
Curiosidade
Arthur Friedenreich tem um parque que leva o seu nome na Zona Leste de São Paulo e o artilheiro também empresta o seu nome a uma escola dentro do complexo esportivo do Maracanã no Rio de Janeiro.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística