Memória: Com cinco gols de Pelé, Santos FC goleava o Clube do Remo por 9 a 4

Memória: Com cinco gols de Pelé, Santos FC goleava o Clube do Remo por 9 a 4

No dia 29 de abril de 1965, o Santos FC jogava e goleava a equipe do Clube do Remo pelo dilatado placar de 9 a 4, com 5 gols do Rei Pelé, e com um tento de Coutinho, Carlos Alberto Torres, Toninho Guerreiro e Peixinho, o técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula que mandou a campo a seguinte formação: Claúdio; Carlos Alberto (Dé), Mauro (Modesto), Geraldino e Haroldo; Lima e Mengálvio; Peixinho (Toninho), Coutinho (Rossi), Pelé (Santana) e Pepe (Abel).

Essa partida amistosa foi disputada no estádio Antônio Baena, na cidade de Belém do Pará, estado no qual nasceram os ex-jogadores santistas Giovanni, Mané Maria, Paulo Robson e PH Ganso. Foi também a partida que marcou a estreia dos craques do Peixe, Carlos Alberto Torres e Abel Verônico.

Carlos Alberto Torres, o capita jogou pelo Peixe 445 partidas tendo marcado 40 gols no período intercalado de 1965 a 1975, e é considerado pela FIFA como sendo o melhor lateral-direito de todos os tempos. Abel Verônico da Silva Filho, que atuou na ponta-esquerda do Alvinegro no período de 1965 a 1971 em 323 partidas e marcando 28 gols, hoje trabalha no clube santista na função de Supervisor da categoria SUB-20.

Curiosidade

O Clube do Remo, que tem a alcunha de Leão Azul nunca venceu a equipe do Santos FC, até hoje as duas equipes já jogaram 09 partidas com o Peixe vencendo 08 e empatado 01 marcando 27 e sofrendo 09 gols.Os artilheiros santistas são: Pelé (5), Neymar, Paulinho Kobayashi e André Felipe todos com 2 gols cada e com um gol marcaram: Adolfrises, Caxambu, Rui Gomide, Carlos Alberto Torres, Coutinho, Peixinho, Toninho Guerreiro, Alcindo, Euzébio, Totonho, Toinzinho, Reinaldo, Aílton Lira, Macedo, Ranieli e Guga.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística