Um dia inesquecível. Daqueles que prometem ficar para sempre na memória. Onde qualquer paixão e rivalidade no futebol foi deixada de lado por algumas horas. Assim foi a quinta-feira (26) na sede do Instituto Jô Clemente (IJC), em São Paulo. Os mascotes mais queridos do Brasil fizeram a alegria de crianças, jovens, adultos e pais que são atendidos no local, além dos funcionários e voluntários. O Baleinha e o Baleião tiraram muitas fotos, interagiram e fizeram a manhã de todos mais feliz.
O Santos FC e o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, firmaram uma parceria institucional. O objetivo é promover ações de conscientização voltadas para a inclusão e a importância do diagnóstico precoce na prevenção de doenças. Além da visita, no dia 24 de junho, serão realizadas ações na Vila Belmiro.
“A parceria com o Santos FC é muito importante e estamos honrados, com uma instituição centenária, que move a paixão de tantas pessoas. Poder contribuir conosco, principalmente nesse eixo da prevenção e promoção da saúde e inclusão social, só reforça o quanto o esporte incentiva e move as pessoas. E nós estamos aqui para isso. Para que crianças, jovens e adultos possam se desenvolver e que as famílias sejam apoiadas”, afirmou Daniela Mendes, superintendente geral do IJC.
Ao longo de mais de seis décadas, o IJC tem trabalhado pela Prevenção e Promoção da Saúde, Inclusão Social, Defesa e Garantia de Direitos, Ciência e Inovação, produzindo e disseminando conhecimento, além de atuar em prol da autonomia e protagonismo das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, a fim de que elas sejam incluídas em todas as esferas sociais.
Bruna Simões, mãe do Benício, de oito anos, destaca a importância e mudança de vida após o início de tratamento no Instituto. “A minha filha tem TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e por genética, pensei que meu filho Benício de 7 anos também poderia ter. Procuramos o Instituto Jô Clemente para comerçar o tratamento do Benício porque o instituto é uma referência em saúde.Ele tinha bastante dificuldade na leitura e escrita e a maior vontade dele era escrever letra cursiva. E ele melhorou muito nesse período. Hoje a agenda da escola dele já vem com escrita cursiva, muito legível. A leitura também está muito mais rápida. O aniversário dele é na próxima segunda-feira e ele mesmo escreveu os convites. O Instituto é uma referência e o atendimento é muito humanizado”, comenta Bruna.
A Dr.ª Vanessa Luiza Romaneli Tavares é Pesquisadora e Supervisora do Laboratório de Biologia Molecular e falou sobre o importante trabalho desenvolvido no local. “O nosso serviço é referência e cadastrado dentro do Ministério da Saúde. A gente realiza toda a parte do Teste do Pezinho para os recém-nascidos e agora temos uma nova área, a da Biologia Molecular, onde poderemos trazer ainda mais testes para oferecer. O mais precocemente que a gente puder fazer a triagem de uma doença grave, maiores as chances do desenvolvimento sem nenhum tipo de sequela. São doenças que afetam nosso sistema imunológico, que é a defesa do nosso organismo. Se a gente identifica isso nos primeiros dias após o nascimento, conseguimos fazer o tratamento dessas crianças e assim desenvolvem uma qualidade de vida próxima às que não tem as doenças”.
Benjamim, de sete anos, tem autismo e desde janeiro desse ano faz as terapias no IJC. Ele e o pai, Thiago Ricardo de Araújo, são torcedores do Santos FC: “ Nós somos de Cubatão, na Baixada Santista, mas moramos em São Paulo. Para nós, a visita dos mascotes do Santos aqui é uma oportunidade ímpar. Ter o Santos aqui hoje é uma realização”.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC.
(Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)