Marcos Leonardo está a um gol de figurar entreos 50 maiores artilheiros da história do Santos FC

Por Fábio Maradei

Os dois gols marcados por Marcos Leonardo na vitória do Santos FC diante do Vasco na Vila Belmiro, no último domingo (1º) aproximaram ainda mais o jovem atacante de uma marca histórica no Clube. Ele está a apenas um gol de figurar entre os 50 maiores artilheiros do Peixe, garantindo seu lugar de vez como um dos principais jogadores da trajetória santista e um grande nome de sua geração.

Com apenas 20 anos de idade, ele já marcou 52 vezes pelo time profissional e, ao balançar mais uma vez as redes, já entrará na seleta 50ª posição no ranking do time que mais fez gols no futebol. Se contar apenas os números desse século, ele é o oitavo colocado, numa relação especial que conta com Neymar Jr, Robinho, Ricardo Oliveira, Kleber Pereira, Gabriel Barbosa, Elano e Deivid.

Já entre os atletas com a mesma idade que Marcos Leonardo, seu número de gols o leva na destacada sétima posição, atrás de Pelé, Coutinho, Edu, Juary, Neymar Jr e Gabriel Barbosa.

Na lista geral, ele aparece empatado com Adolpho Millon, que jogou entre 1912 e 1922. Logo acima está Constantino (1920-1934), com 53 gols, Evangelista (1925-1930), com 54, em 48º lugar, Pita (1978-1984), com 55 tentos.

Nascido em Itapetinga, Bahia, Marcos Leonardo chegou ao Clube, nas categorias de base, em 2014, sempre mantendo a característica de goleador. No profissional tem 156 jogos, sendo 36 este ano, fazendo 19 gols e quatro assistências. No Brasileirão foram 19 partidas, 11 gols, ocupando a vice-artilharia do Campeonato, e um passe para gol.

(Fotos: Raul Baretta/Santos FC)

Pular para o conteúdo