Luiz Alberto fez o gol 11 mil

Luiz Alberto fez o gol 11 mil

Por Odir Cunha, do Centro de Memória
Estatísticas por Gabriel Santana e Guilherme Guarche

Maior time artilheiro do mundo, com 12.583 gols assinalados até hoje, o Santos chegou aos 11.000 gols em uma partida contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, realizada na noite de 25 de setembro de 2005, um domingo, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O zagueiro Luiz Alberto foi o autor do gol, logo aos seis minutos de jogo.

O escanteio cobrado por Paulo César, da direita, caiu na marca do pênalti, e Luiz Alberto usou sua boa impulsão e o físico de 1,83m e 86 quilos para subir mais alto que a zaga e cabecear para baixo, vencendo o goleiro Kleber. O Santos ainda faria 2 a 0 aos 20 minutos, com o zagueiro Ávalos, mas o Fluminense reagiria e auxiliado por marcações equivocadas do árbitro Wilson de Souza Mendonça – que entre outras lambanças chegou a anular um gol legítimo de Basílio no final da partida – venceria por 4 a 3.

Nascido no Rio de Janeiro em 1º de dezembro de 1977, Luiz Alberto da Silva Oliveira começou no Flamengo aos 20 anos e tinha 27 quando marcou o gol histórico para o Santos. Ele foi um zagueiro de boa presença na área e atuou no Alvinegro Praiano de 2005 a 2006, fazendo 76 jogos e marcando nove gols. Em toda a sua carreira profissional vestiu a camisa de 16 clubes e fez dois jogos pela Seleção Brasileira.