Debaixo de chuva, em um sábado à tarde na Vila Belmiro em 1964, o Santos FC derrotou o Botafogo, de Ribeirão Preto, por 11 a 0. Pepe marcou um gol Olímpico, que foi “apagado” por Pelé, que estufou as redes por oito vezes, quebrando o recorde de gols feitos por um jogador na mesma partida. O jogo só foi transmitido pelo rádio e os jogadores nunca tinham visto seus gols. Até que os negativos dessa partida lendária foram localizados em 2018, no acervo do premiado repórter fotográfico Antonio Lucio (1930-2000) e agora ganham forma de livro. “A Goleada”, publicação da Capella Editorial, traz textos de dois renomados jornalistas esportivos: Antero Greco e Roberto Salim. A obra, licenciada pelo Santos FC, será lançada em uma sessão de autógrafos com os autores e os Ídolos Eternos do Peixe, Lima, Mengálvio e Pepe, que será realizada nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 17 horas, no Memorial das Conquistas.
“Contamos esta história dessa lendária vitória do Santos de uma forma criativa, baseada nos fatos históricos, com um pouquinho de literatura”, conta Antero, que acrescenta, que o grande destaque são as fotografias. “Se eu fosse torcedor do Santos iria adorar ter este livro, mas se eu não fosse, mas gosto de futebol, eu amaria ter este livro. Quem gosta de arte, quem gosta de fotojornalismo, quem gosta do Pelé vai adorar ”, destaca Antero.
“É uma viagem em que se caminha pela história de um dos feitos mais incríveis do Rei do Futebol!”, garante o repórter Roberto Salim.
Quem localizou essa preciosidade foi a filha de Antonio Lucio, a jornalista e pesquisadora cinematográfica Silvia Herrera, que resolveu desenvolver um projeto cultural para transformar esse acervo raríssimo em livro. O projeto foi possível, com patrocínio da Nachi Brasil, via Lei Rouanet. A empresa é uma das subsidiárias da NACHI FUJIKOSHI CORP, que começou suas atividades no país em 1973.
O Memorial das Conquistas fica no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, na Rua Princesa Isabel, s/n.