Por Gabriel Pierin, do Centro de Memória
“Neymar em velocidade, deixou um, dois pra trás. Moledo está em cima dele. La vai Neymar, passou pelo Moledo, invadiu a área, vai marcar o gol, a bola vai entrando… goool. Gooool!!! Craque. Simplesmente, craque. Extraordinariamente, craque. Neymar passou por toda a nação colorada. Driblou o Luidgi, o Arnápio, o Dani do Vinho, o torcedor colorado, deu a volta no Beira Rio, fez as reformas da Andrade Gutierrez. Fez tudo, gente. E aí marcou o gol. Simplesmente, craque.”
Foi assim que o locutor Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha, narrou o segundo gol de Neymar contra o Internacional de Porto Alegre, na Vila Belmiro. O jogo, válido pela Copa Libertadores de 2012, terminou com a vitória do Santos por 3 a 1, com três gols de Neymar, dois deles em jogadas individuais que arrancaram aplausos em pé dos torcedores na Vila.
O público de 12 857 pessoas que lotou a Vila Belmiro naquela noite de quarta-feira, 7 de março, presenciou uma exibição de gala do jovem ídolo santista. Neymar abriu o marcador logo aos 18 minutos, de pênalti. Aos 9 minutos da etapa complementar, fez o gol que inspirou a narração do locutor gaúcho. Aos 18 minutos, Leandro Damião diminuiu para o time colorado e, no minuto seguinte, em nova arrancada, Neymar colocou números finais na partida.
O Santos era o atual campeão da competição e Muricy Ramalho se mantinha no comando da equipe nessa primeira vitória da Libertadores de 2012.
Equilíbrio absoluto!
Por Guilherme Guarche, do Centro de Memória
Em 62 jogos pelo Campeonato Brasileiro, Santos e Internacional mantêm um equilíbrio assombroso. Em 62 confrontos, cada time teve 23 vitórias e ainda ocorreram 16 empates. O número de gols marcados e sofridos também é o mesmo: 76 para cada lado!!!
A primeira partida que fizeram pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa/ Campeonato Brasileiro, em 15 de março de 1967, no Pacaembu, teve uma história diferente: o Alvinegro goleou por 5 a 1, com dois gols de Copeu, um ponta-direita baiano que ficou pouco tempo na Vila Belmiro, outros de Pelé, Toninho e Edu.
No Urbano Caldeira, Peixe tem 61% de vitórias
Santos e Inter já fizeram 18 jogos pelo Campeonato Brasileiro na Vila Belmiro, o primeiro deles em 26 de novembro de 1989, vencido pelo Santos por 2 a 0, com dois gols de Paulinho McLaren. Desses 18 jogos, o Santos venceu 11, empatou quatro e perdeu três, o que lhe dá, ao menos historicamente, 61% de possibilidades de vitória nesse domingo. Nessas partidas o Alvinegro marcou 30 e sofreu 15 gols.
A primeira partida entre o Peixe e o Colorado aconteceu em 12 de maio de 1935, em Porto Alegre, e terminou empatada em 1 a 1, com o ponta-direita Sacy marcando o gol do Santos. Destaque para a presença de Friedenreich, o veterano ídolo, que excursionou com a delegação santista.
Pelé e Gabriel Barbosa, com quatro gols, são os principais artilheiros santistas do duelo, seguidos por Kléber Pereira e Paulinho Mclaren, ambos com três gols.
O primeiro duelo
Internacional 1 x 1 Santos FC
12 de maio de 1935
Amistoso no Estádio Eucaliptos, Porto Alegre
Árbitro: Walter Leal
Gols: Sacy (Santos) e Macuzza (Inter)
Internacional: Penha, Paroto e Rizada; Garnizé, Andrade e Levi; Floriano, Tupan, Macuzza, Darcy e Prestes.
Santos: Cyro, Neves e Badu (Iracino); Marteletti, Ferreira e Janguinho; Sacy, Moran, Mario Seixas, Friedenreich, Junqueira (Paulinho). Técnico: Bilu.