Por Raul Estevan, do Memorial das Conquistas
Na última quinta-feira (29), o Memorial das Conquistas recebeu a visita do Lar das Moças Cegas de Santos. O grupo, formado por 12 alunos e inspetores, foi acompanhado por um monitor do museu e fizeram uma visita guiada adaptada às necessidades individuais de cada um. Durante o passeio, eles visitaram o Memorial das Conquistas, vestiário e campo da Vila Belmiro.
O Lar das Moças Cegas é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1943, que atualmente atende cerca de 400 pessoas cegas e com baixa visão, buscando habilitá-las e incluí-las na sociedade. “É um tipo de visita muito importante para eles, pois conseguem ter noção das conquistas por meio de ações táteis. E eles também ouvir e sentir”, destacou Erika Olegário, inspetora dos alunos.
Jean Kaique, de 24 anos, é atendido há dez anos pela instituição. “A importância de estar aqui é essa noção sensorial e cultural que é passada, além de nos sentirmos incluídos por esse clube tão histórico que sempre fez sua parte, parou guerras e proporciona esses momentos junto ao Lar das Moças Cegas”, comentou.
O jovem também ressaltou o apoio do clube ao esporte paralímpico: “A parceria do Lar das Moças Cegas e o Santos já vem há muito tempo, seja no apoio ao esporte paralímpico ou proporcionando a nós virmos aqui, conhecer esse espaço. É uma sensação histórica para todo mundo, e para os alunos não seria diferente”.