A equipe Sub-20 do Santos FC goleou a do Capivariano por 4 a 0 na tarde desta sexta-feira (23). Debaixo de muita chuva no CT Rei Pelé, em Santos (SP), os gols santistas foram marcados por Bernardo e Hyan (duas vezes cada).
A partida valeu pela última rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da categoria. Já classificado com antecedência na liderança do grupo 21, o Peixe integrará um novo grupo na terceira fase do estadual. Os adversários serão EC São Bernardo, Red Bull Bragantino e Ferroviária.
O próximo compromisso dos Meninos da Vila é na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. O primeiro duelo contra o Corinthians está marcado para a próxima terça-feira (29), com portões abertos ao torcedor santista na Vila Belmiro.
O jogo
Com dois minutos, Fernandinho recebeu passe de Paulo Cesar na entrada da área. De lá, o camisa 11 santista bateu cruzado e pelo alto, fazendo a bola sair a poucos centímetros do ângulo esquerdo, pela linha de fundo.
Aos seis, depois de grande passe infiltrado de Balão para Bernardo, o camisa 9 abriu para Paulo Cesar pela direita. Paulo chegou batendo cruzado e superou o goleiro, mas parou em corte do defensor adversário em cima da linha. Na sobra, Fernandinho ainda tentou chegar finalizando com força, mas foi travado pela marcação.
Cinco minutos depois, Fernandinho chegou pela ponta esquerda e, da entrada da área, cruzou na direção da segunda trave. Hyan chegou para concluir de cabeça no canto direito, mas parou em grande defesa do goleiro, que se esticou para desviar em escanteio. Na cobrança, Gustavo Henrique cruzou na cabeça do camisa 5, Balão, que escorou sobre a meta.
Aos 20 minutos, o Peixe trocava passes com praticamente todo o time no campo de ataque. Da intermediária, Diego Borges viu o campo aberto para finalizar e mandou uma bomba na direção do ângulo esquerdo. A bola acabou subindo demais e passou sobre o travessão.
E foi com 31 minutos que o Santos FC abriu o placar, com belo gol de Bernardo. Ele recebeu passe rasteiro de Paulo Cesar pela esquerda da grande área. Com drible curto, tirou de seu marcador para finalizar com força de pé esquerdo e estufar as redes do ângulo esquerdo.
Quatro minutos depois, Hyan já fez 2 a 0 para o Peixe. Após cobrança de escanteio de Diogo Correia pela esquerda, o zagueiro Thiago ajeitou de cabeça para o meio da área, onde estava o camisa 8 santista. Ele só teve o trabalho de concluir para as redes para ampliar a vantagem santista.
Já aos 41, Diogo Correia ultrapassou Gabriel Bontempo pela ponta esquerda e recebeu passe do camisa 10 dentro da área. O lateral santista foi derrubado e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Bernardo deu um pulinho para enganar o goleiro e bateu com firmeza para as redes do canto inferior esquerdo.
Dois minutos depois, Bernardo chegou chutando com força pela direita da área e parou em bom bloqueio do goleiro do Capivariano, que saiu fechando o ângulo de finalização. No rebote, Fernandinho tentou completar de cobertura para o gol, mas o arqueiro se recuperou e jogou para escanteio.
E aos 44, Hyan, de cabeça, transformou a vitória santista em goleada. Ele recebeu cruzamento de Diogo Correira vindo da esquerda, tomou a frente do marcador e ficou livre para concluir no canto inferior esquerdo, sem chances de defesa para o goleiro.
Ainda antes do intervalo, no primeiro minuto do acréscimo, a bola sobrou pingando na entrada da área e Balão arriscou uma bela “fatiada”. A bola ganhava a direção do ângulo esquerdo, mas parou em grande defesa de Pedro Lisboa, que se esticou para desviar para escanteio.
Na segunda etapa, aos doze minutos, Diogo Correia cruzou pela esquerda e parou em corte com o braço do defensor do Capivariano. O árbitro assinalou mais um pênalti para o Santos e Fernandinho foi para a cobrança. O camisa 11 bateu no canto direito, mas parou em grande defesa do goleiro.
Aos 18, Caio Padovam recebeu pela esquerda do ataque e arriscou finalização cruzada. Sem muita força, a bola saiu à direita da meta. Três minutos depois, o próprio Caio alçou a bola à área em cobrança de falta pela esquerda. Ele encontrou a cabeça de Diego Borges, que carimbou o travessão.
Dez minutos depois, André Klaus recebeu bola afastada pela defesa adversária ma entrada da área, tirou de seu marcador e arriscou finalização cruzada. Com muita força, a bola saiu à esquerda do gol, em tiro de meta.
Já aos 45, Renyer recebeu passe infiltrado de Felipe Laurindo pela esquerda da área. Ele arriscou batida cruzada, mas com desvio no adversário, fez a bola balançar a rede pelo lado de fora.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 4 X 0 CAPIVARIANO
Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: sexta-feira, 25 de agosto de 2023
Horário: 15h
Árbitro: Rafael de Souza
Assistentes: Marco Antônio de Andrade Motta Júnior e Maria Eduarda Silva Pires
Cartão Amarelo: (SFC) Balão
Gols: (SFC) Bernardo, aos 31′ e aos 41′, Hyan, aos 34′ e aos 44′ do 1ºT
Santos FC: João Victor; Gustavo Henrique (Robert), Thiago (Matheus Matias), Diego Borges e Diogo Correia; Balão (Renyer), Hyan (Martins) e Gabriel Bontempo (André Klaus); Paulo Cesar, Fernandinho (Felipe Laurindo) e Bernardo (Caio Padovam). Técnico: Orlando Ribeiro
Capivariano: Pedro Lisboa; Ryan (Túlio), Victor Gabriel, Carlos e João Pedro; Gabriel Oliveira (Natan), Gabriel Paris (Cadu) e Gustavinho; Pedro Henrique (Ezequias), David (João Victor) e Rigley (Rhuan Rykelme). Técnico: Jardel Zamberlan
(Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)