Invicto na Vila

Odir Cunha, do Centro de Memória
Estatísticas por Gabriel Santana
Santos e Athletico Paranaense têm feito jogos equilibrados, mas na Vila Belmiro a vantagem santista é flagrante: em 19 partidas pelo Campeonato Brasileiro jogados no Urbano Caldeira, o Alvinegro Praiano se mantém invicto, com 12 vitórias e sete empates.
Somando-se todos os 23 duelos disputados na Vila Belmiro, incluindo também outras competições, o Santos continua com larga vantagem, com 23 vitórias, sete empates e apenas uma derrota; 44 gols marcados e 16 sofridos.
O único revés, pela Copa Libertadores, ocorreu em 15 de junho de 2005, quando a equipe, desfalcada por uma convocação da CBF, jogou sem Robinho, Léo e Giovanni e perdeu por 2 a 0.
Desde o primeiro jogo entre ambos, um amistoso jogado em Curitiba em 12 de dezembro de 1926, os times já se enfrentaram 60 vezes. O Santos venceu 28, empatou 15 e perdeu 17; marcou 92 e sofreu 66 gols.
Isolando-se apenas os jogos pelo Campeonato Brasileiro, independentemente do campo, foram realizadas 47 partidas, das quais o Santos venceu 23, empatou 12 e perdeu 12; marcou 73 gols e deixou passar 48.
Sánchez, no último lance do jogo
A mais recente vitória santista sobre o Athletico na Vila Belmiro ocorreu em 30 de setembro de 2018, também um domingo e pelo Campeonato Brasileiro. O mesmo técnico Cuca dirigia a equipe. O Santos jogou com Vanderlei, Victor Ferraz, Robson Bambu (depois Luiz Felipe), Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez; Rodrygo, Derlis González (Eduardo Sasha) e Kaio Jorge.
O Alvinegro dominou inteiramente, mas só chegou ao único gol da partida no último minuto, por meio de um pênalti sofrido por Dodô e cobrado por Sánchez, que assim marcou o seu primeiro gol com a camisa do Santos. O Menino da Vila Kaio Jorge também estreou no time principal naquele dia. A vitória deixou o Santos com 36 pontos, na oitava posição do Brasileiro.
Primeiro jogo, há 93 anos
Com dois gols de Camarão e um de Hugo, o Santos venceu por 3 a 1 o primeiro jogo entre ambos, disputado no campo do Athletico em Água Verde, Curitiba. A partida, assistida por cerca de 1.500 espectadores, valeu pelo troféu Dr. Moreira Garcez. Naquele dia, um domingo, o Alvinegro jogou com Agne, Bilu e David; Américo, Júlio e Renato; Omar, Camarão, Hugo, Abel e Evangelista.
O Athletico formou com Tércio, Marrecão e Haroldo; Nano, Falcine e Juca; Ary, Marreco, Urbino, Polaco e Maranhão. Polaco fez o único gol do time.
Primeiro jogo no Brasileiro na Vila Belmiro
09/05/1991 – Santos 3 x 0 Athletico – Gols: Paulinho McLaren (2) e Almir.
Ultimo jogo pelo Brasileiro na Vila Belmiro
08/09/2019 – Santos 1 x 1 Athletico – Gol: Carlos Sánchez.
Artilheiros santistas do confronto
1 – Neymar, 6 gols.
2 – Ricardinho e Kayke, 4 gols.