Por Gabriel Pierin, do Centro de Memória
O Santos nunca perdeu para o Vasco no Pacaembu. É com essa hegemonia que o Alvinegro vai encarar o adversário, neste domingo, para também tentar garantir a invencibilidade no Campeonato Brasileiro, na quarta rodada da competição.
Santos e Vasco já se enfrentaram 12 vezes no Pacaembu. Foram nove vitórias santistas e três empates, com 31 gols marcados e apenas cinco sofridos. Uma dessas vitórias aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1994.
Naquela tarde de sábado, 5 de novembro, o Santos começou inspirado e logo aos 2 minutos o meia Neto, na sua característica mais marcante, tabelou com Carlinhos e emendou um chute forte e certeiro de fora da área.
O gol do Santos, no início do jogo, provocou uma reação entre os vascaínos. O time do técnico Lazaroni chegou próximo do gol em algumas oportunidades, mas foi o Santos que ampliou o marcador ainda no primeiro tempo. O atacante Macedo recebeu um lançamento na esquerda, driblou o experiente zagueiro Ricardo Rocha e chutou no ângulo de Carlos Germano.
No segundo tempo, o Santos manteve o ritmo e criou boas chances, voltando a marcar aos 29 minutos. Paulinho Kobayashi, que havia entrado no lugar de Neto, recebeu a bola na entrada da área e chutou pelo alto na saída do goleiro, fechando o marcador em 3 a 0. Exatos 9.465 torcedores assistiram a essa vitória incontestável do clube de Vila Belmiro.
No Brasileiro, vantagem também é santista
Por Gabriel Santana, do Centro de Memória
Pelo Campeonato Brasileiro já houve 67 confrontos entre os dois times, com 24 vitórias do Santos, 23 empates e 20 triunfos do Vasco. O Alvinegro Praiano marcou 93 gols e sofreu 86.
Ao longo da história os rivais já se enfrentaram em 123 partidas. O Santos venceu 42 delas, empatou 37 e perdeu 44; marcou 196 gols e sofreu 188.
Pelé e Toninho Guerreiro, com cinco gols, são os maiores artilheiros santistas do confronto. Em seguida, com três gols, aparecem Edu, Geílson, Guga, Kléber Pereira, Paulinho McLaren e Gabriel.
O Rei do Futebol também é o que mais vezes enfrentou o Vasco: 21 jogos. Dorval participou de 17; Pepe e Léo, de 14.
No primeiro duelo pelo Campeonato Brasileiro, válido pela decisão da Taça Brasil, o Santos goleou o Vasco por 5 a 1, em 1º de dezembro de 1965, também no Pacaembu. Dorval e Toninho Guerreiro, com dois gols cada, e Coutinho, foram os artilheiros da partida.
O último confronto entre ambos pelo Campeonato Brasileiro ocorreu em 27 de setembro de 2018, no Pacaembu, e terminou empatado em 1 a 1. Diego Pituca fez o gol santista.