Ídolos eternos abrem primeiro dia de palestras da CBF na Vila Belmiro

Ídolos eternos abrem primeiro dia de palestras da CBF na Vila Belmiro

Os ídolos Edu, Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe abriram, na manhã desta segunda-feira (6), o primeiro dia de palestras promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Vila Belmiro. O workshop é realizado em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), e será promovido até o final da tarde desta terça (7). Com o tema “Futebol na Infância e Adolescência”, os ídolos eternos do Peixe contaram aos vários presentes experiências que ajudaram a formar o caráter e moldar a trajetória campeã de cada um.

Após o ‘CBF Social’, no período da tarde ocorreu o ‘CBF Saúde’. O Presidente José Carlos Peres fez a abertura do evento, que contou com as presenças de Orlando Rollo (Vice-Presidente do Clube), e Diogo Netto, gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF. Jorge Roberto Pagura iniciou as palestras do período da tarde, falando sobre concussão cerebral em jogadores de futebol.

Gerente do Departamento de Fisioterapia do Santos, Luiz Alberto Rosan prosseguiu com o evento palestrando sobre a evolução de seu ofício através da própria carreira. Após um breve intervalo, a mesa Trabalho indisciplinar no futebol recebeu o técnico do Sub-20 do Santos FC, Rodrigo Leitão; Jorge Merouço, chefe do departamento médico do clube, Marina Vidual, psicóloga das categorias de base do Peixe, e o fisiologista da base santista Marcelo Takayama.

As palestras prosseguiram com Alexandre Coelho, gerente de Tecnologia da Informação da CBF, falando sobre as diversas formas como a tecnologia é aplicada no futebol. Gustavo Arliani, professor do Departamento de Ortopedia da Unifesp e chefe do Centro de Traumatologia do Esporte (CETE/UNIFESP), levou o tema mapeamento das lesões ocorridas nas competições organizadas pela CBF. E fechando o primeiro dia de palestras, Fernando Solera, presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, falou sobre o doping no futebol brasileiro.