Depois de excursionar para a Argentina, em 1954, e para o Peru, em 1955, o Santos estreou na América do Norte em 29 de janeiro de 1959, ao se defrontar com o popular Chivas Guadalajara, futuro campeão da temporada mexicana de 1958/1959.
Nada menos do que 80 mil pessoas compareceram ao Estádio Universitário, na Cidade do México, para ver o confronto que abriu o Pentagonal do México e apreciar o famoso esquadrão brasileiro que tinha três jogadores campeões da Copa da Suécia: Pepe, Zito e o astro Pelé.
Em um jogo de muitas alternativas, Pelé abriu o marcador, mas Hernandez marcou suas vezes e deixou o Chivas na frente ao final do primeiro tempo. Na segunda etapa, porém, Pelé fez mais dois gols; Pepe, um, cobrando falta, e o Santos venceu por 4 a 2.
Nesse dia o Alvinegro Praiano foi escalado pelo técnico Lula com Manga, Hélvio (Fioti) e Dalmo; Getúlio, Ramiro e Zito (Urubatão); Dorval, Álvaro (Coutinho), Pagão (Guerra), Pelé (Afonsinho) e Pepe.
Na sequência, o Alvinegro Praiano venceu León, Atlas e América. Só perdeu na quarta e última partida do torneio, para o Uda Dukla, da Tchecoslováquia, quando o título estava assegurado.
Daquela data até hoje o Santos já jogou 37 partidas no México, tendo vencido 14, empatado 13 e perdido 10; marcado 73 e sofrido 57 gols.